STYLE

Restaurante Île de France se despede do atual endereço após 64 anos

restaurante-île-de-france-fecha

Da Redação

Um dos salões do restaurante, com as tradicionais cadeiras vermelhas. (Fotos: Divulgação)

Este sábado (2) marca a despedida de um dos mais tradicionais endereços gastronômicos de Curitiba, o restaurante Île de France. Há 64 anos instalado na Rua Riachuelo, próximo ao Passeio Público, o bistrô está de mudança para o Batel. Mas a mudança é mais ampla. Envolve a gestão do próprio restaurante, que passará a ser administrado por um grupo de investidores, todos clientes.

O atual Île de France na Rua Riachuelo, 538, para onde se mudou em 1957. (Fotos: Divulgação)

Não fosse a pandemia, o Île já estaria há pelo menos um ano no novo endereço, o elegante edifício Work Batel, na Avenida do Batel, 1550. Com o anúncio da contagem regressiva para o fechamento da atual sede, começou uma corrida dos clientes para se despedir dos austeros salões, com suas cadeiras vermelhas e lareira. E não foram só os habitués da casa que congestionaram a lista de reservas. Gente que nunca havia pisado lá também se apressou em conhecer o lugar, que há décadas faz sucesso na noite curitibana – o restaurante sempre abriu somente para o jantar.

Jean-Paul Decock e Marcia Oliveira. (Fotos: Divulgação)

LEIA TAMBÉM:

“Estamos com muitos clientes pedindo pra fazer reservas e quem conseguiu vir está muito feliz em saber que a história do Île continua. Muitos perguntam se vamos levar alguns ícones da casa, como as cadeiras e o papel de parede do primeiro salão, as arandelas e luminárias”, diz Marcia Oliveira, da MMO Marketing, Gestão e Negócios em Gastronomia e uma das sócias do projeto de revitalização do Île de France.

O elegante salão de espera será reproduzido no novo endereço. (Fotos: Divulgação)

Segundo Marcia, o novo Île será praticamente uma reprodução do atual, inclusive com a réplica da Torre Eiffel que brilhava no teto do prédio. “Até a lareira será reproduzida no novo espaço”, conta. A equipe de manobristas também será a mesma. A principal figura da casa, Jean-Paul Decock, proprietário e filho do fundador do restaurante, também irá junto. “Ele é a figura mais importante da casa, que carrega essa história”, acrescenta Marcia.

Homenagens

Nas últimas semanas, os clientes mais antigos têm feito homenagens a Jean-Paul e aos garçons, todos com muitos anos de casa. O mais festejado é Silvio Dziedicz, há 32 anos envergando o summer clássico da equipe. Noite dessas ele foi surpreendido com um diploma oferecido por um grupo de médicos.

Silvio Dziedicz, o garçom mais antigo do Île de France, com o diploma que recebeu de um grupo de clientes. (Fotos: Divulgação)

Nesta semana, o restaurante recebeu sua cliente mais antiga, dona Avany Macedo, que foi comemorar seus 101 anos. Ela contou que frequenta o Île desde que o restaurante foi fundado pelo casal de franceses Janine e Emile Decock (pais de Jean-Paul), em 1953, na Rua Cruz Machado, com o nome de Bar Normandie. De lá, o bar se mudou para a Alameda Dr. Muricy, já como Île de France, e logo em seguida, em 1957, para o atual endereço. Dona Avany disse que pretende ir à nova sede assim que ela for inaugurada.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:
[instagram-feed]

4 comentários em “Restaurante Île de France se despede do atual endereço após 64 anos”

    • Jean Paul, bem-vinda a iniciativa de mudança ! Ao ÎLE desejo a continuidade de sucesso do seu cardápio & incomparável glamour .

      Responder

Deixe um comentário