16° edição do Festival de Cinema da Lapa começa nesta sexta; quatro longa-metragens brasileiros concorrem ao Troféu Tropeiro

A 16° edição do Festival de Cinema da Lapa começará nesta sexta-feira (28) e irá até o domingo (30), no auditório da Secretaria da Educação da cidade, com diversas atividades como atrações musicais, ações educativas, exibição de mais de vinte filmes, além da entrega do Troféu Tropeiro. Quatro longa-metragens brasileiros vão disputar o prêmio em diversas categorias.
Promovido pelo Instituto Histórico e Cultural da Lapa, o evento é dirigido desde a sua primeira edição por Maria Inês Borges da Silveira, atual presidente da Accur – Associação de Cultura de Curitiba e idealizadora do festival. Considerado um importante evento do Sul do país, o Festival de Cinema da Lapa premia profissionais do audiovisual e leva ao público cultura e entretenimento gratuitamente.
Na sexta-feira, a exibição de mais de vinte filmes contará com a presença de atores, diretores e personalidades das artes. O filme de abertura será “A Palavra”, do renomado diretor paulistano Guilherme de Almeida Prado, que entre outras premiações já venceu o Festival de Gramado. Um de seus protagonistas, o ator Oscar Magrini, vai subir ao palco do festival para receber um Troféu Tropeiro em homenagem à sua carreira, que conta com mais de setenta trabalhos no cinema e na TV, entre os quais as novelas “O Rei do Gado”, “Sinhá Moça” e “Orgulho e Paixão”.
Já no sábado, serão apresentados dois filmes da mostra competitiva de longas-metragens. Às 16h, a produção paranaense “Bia Mais Um”, dirigida por Wellington Sari. 19h30 “Câncer Com Ascendente em Virgem”, de Rosane Svartman, que possui no elenco as atrizes Marieta Severo e Susana Pires. O último filme em competição é “Jardim de Girassóis”, do diretor Marcelo Antunez, que no festival do ano passado recebeu o prêmio de melhor diretor. Rodrigo Lombardi e Fernanda Vasconcelos formam o casal de protagonistas.
O encerramento do festival será no domingo quando será realizada a cerimônia de premiação dos filmes concorrentes de longa e curta-metragem. Logo após acontecerá a estreia do episódio piloto da série “Querida Rosália”, do diretor Calixto Hakim, que foi inteiramente filmado na Lapa, com a participação de moradores da cidade no elenco de apoio.
Um dos destaques do evento são as chamadas Ações Educativas, que neste ano completam dez anos de realizações ininterruptas, comemorados com uma retrospectiva de filmes produzidos através das Oficinas de Cinema. A curadoria é da professora da Unespar, Solange Straube Stecz.
Serviço
16° Festival de Cinema da Lapa
Data: De Sábado (28) a domingo (30)
Local: Auditório da Secretaria da Educação da Lapa – Rua Barão do Rio Branco, 1861 – Centro Histórico
Entrada gratuita
Acesse a programação completa pelo site do Festival: www.festivaldecinemadalapa.com