SELF COMPORTAMENTO

Canudinhos plásticos x meio ambiente: a batalha começou e você precisa entender essa briga!

Seguindo uma tendência mundial, bares e restaurantes de Curitiba começam a repensar (e até banir!) o uso de canudinhos plásticos. Vem saber mais da polêmica!

Durante muito tempo, usamos os canudos plásticos quase sem nos darmos conta. Nos últimos anos, porém, eles se tornaram alvo de uma campanha mundial de preservação ambiental: embora possua vida útil de apenas alguns minutos, os canudinhos plásticos podem levar mais de 100 anos para se decompor no meio ambiente.

E essa campanha já está presente em Curitiba: o Cosmos G/astrobar acaba de suspender seu uso, optando por versões em papel. Jana Santos, sócia do bar, estima que, até então, o Cosmos utilizava cerca de três mil canudos de plástico por mês. “Sabemos que mudar um hábito leva tempo, mas não poderíamos também deixar de pensar no que estamos deixando para o universo”, ressaltou ela sobre a ação em uma postagem no Facebook (veja abaixo). Jana ainda recicla o óleo de cozinha, tem uma horta caseira onde planta hortaliças usadas nos drinques (no futuro, a empresária pretende plantar tudo o que é consumido no bar) e tenta diminuir o uso de copos plásticos.

O restaurante vegano Veg Veg também está substituindo os canudos de plástico – gradativamente, pelos de inox. “Percebi que temos que educar os consumidores”, destaca Carol Ferreira, proprietária do restaurante. “Nós oferecemos as duas opções, mas explicamos por que o de plástico é tão prejudicial.”

Já o bartender Rogério Rabbit, criador da antiga sala de drinques Tapii’Tea, os aboliu de vez. “Não precisamos dos canudos, são só acessórios”, observa Rabbit sobre sua utilidade.

Grandes marcas e grupos de destilados estão lançando campanhas incentivando o fim do uso dos canudos, banindo-os de campeonatos patrocinados ou mesmo de propagandas.

No resto do mundo

Somente nos Estados Unidos, estima-se que 500 milhões desses utensílios sejam usados por dia. Os altos números são um dos motivos que levaram à criação de campanhas como The Last Plastic Straw, que chama a atenção para esse hábito e educa quanto ao uso prejudicial dos canudos.

Grandes marcas e grupos de destilados, como Bacardi, Pernod Ricard e Diageo, também estão lançando campanhas incentivando o fim do uso dos canudos, banindo-os de campeonatos patrocinados ou mesmo de propagandas. E governos começam a adotar medidas para proteger o meio ambiente desse “novo” vilão: no início deste ano, o Parlamento Escocês decidiu banir seu uso até 2019. E você, qual a sua opinião sobre o assunto?

Deixe um comentário