Férias educativas: programas culturais para fazer com os pequenos em Curitiba - TOPVIEW

Férias educativas: programas culturais para fazer com os pequenos em Curitiba

O Colégio Sion Curitiba elaborou um roteiro com 15 opções de atividades divertidas e instrutivas para crianças e adolescentes

2034 0

Nas férias de verão o que conta mesmo é relaxar, brincar, aproveitar o ar livre e renovar as baterias para o ano que se inicia. Mas algumas atividades, além de divertidas, podem ser também instrutivas e estão bem próximas de nós. Confira um roteiro com dicas de livros, filmes e atividades – com a curadoria do Colégio Sion Curitiba -, para explorar Curitiba e seu entorno.

Livros

Lenda das Cataratas

 

A famosa lenda das Cataratas do Iguaçu contada com leveza, em uma releitura dos autores, dentistas de profissão, com um final surpreendente em relação à história original. Ilustrações de Moisés Ferreira de Souza.

Autores: André Ribas Vieira e Melissa Ribas Vieira

Editora: Epígrafe Editorial

Ano: 2017

O calo que não era no pé

 

Escrito pela aluna do Colégio Sion, o livro, concebido pela autora com apenas 9 anos de idade em um curso no Espaço Nav, fez tanto sucesso que ganhou uma nova edição pela Editora Inverso. A história de Beatriz Rohr fala com leveza e honestidade de superação, e já repercute até mesmo fora do país.

Autora: Beatriz da Costa Rohr

Editora: Inverso

Ano: 2017

Malala, a menina que queria ir para a escola

 

Trata-se de um livro reportagem para o público infantil, em que a jornalista Adriana Carranca Corrêa traz suas percepções sobre o vale do Swat, no Paquistão, ao contar a história da corajosa adolescente paquistanesa Malala Yousafzai, que se tornou um símbolo da luta pela educação feminina. Ela foi baleada quando tinha apenas 14 anos por membros do Talibã por defender este direito. Malala recebeu o Prêmio Nobel da Paz por sua coragem. O livro é ilustrado por Bruna Assis Brasil.

Autora: Adriana Carranca Corrêa

Editora: Companhia das Letrinhas

Ano: 2015

Eu sou Malala – Ed. Juvenil (2015)

 

Para os adolescentes, a autobiografia de Malala Yousafzai ganhou uma versão juvenil. A paquistanesa, que segue lutando pelo direito à educação, foi a mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, a ser agraciada com esta importante premiação global em 2014, quando tinha apenas 17 anos de idade. Hoje com 20 anos, Malala está indo fazer universidade em Oxford, na Inglaterra.

Autores: Malala Yousafzai e Patricia McCormick

Editora: Seguinte

Ano: 2015

Extraordinário

 

Este livro infanto-juvenil deu origem ao filme que está fazendo sucesso nos cinemas. Narrativa inteligente e sensível, aborda com leveza a questão do respeito às diferenças, com uma profunda reflexão quanto a não julgar pelas aparências. Emocionante e transformador.

Autor: R. J. Palacio

Editora: Intrinseca

Ano: 2013

Filmes

Extraordinário

 

Do livro para as telas, o menino Auggie Pullman emociona também na versão cinematográfica, em posições de liderança nas bilheterias. Extraordinário conta a história de August Pullman, interpretado por Jacob Tremblay. Auggie tem uma deficiência facial e foi educado em casa, mas ao chegar ao 5º ano precisa ir para a escola e lidar com as questões que surgem no relacionamento com a família, os colegas e a comunidade. Na envolvente narrativa, o menino ainda se torna um herói.

Duração: 113 minutos

Direção: Stephen Chbosky

Elenco: Julia Roberts, Jacob Tremblay, Owen Wilson, Sonia Braga

Gênero: Drama

Nacionalidade: EUA

Classificação indicativa: 10 anos

As aventuras de Tadeo 2: o segredo do Rei Midas

 

Férias sempre trazem aquele imaginário lúdico da arqueologia, de encontrar vestígios e tesouros de civilizações passadas. Sabe o famoso mito do Rei Midas, que transformava tudo o que tocava em ouro, para sua perdição? Pois é, nesta animação, o arqueólogo vai partir em uma jornada junto com seus amigos para encontrar o colar do Rei Midas, o artefato, na história, que confere ao seu usuário este “poder”. Com muito muito mistério e aventuras, esta é na verdade uma história sobre a amizade, um dos bens mais preciosos que uma pessoa pode ter.

Duração: 86 minutos

Direção: Enrique Gato

Elenco: Oscar Barberán, Trevor White e Michelle Jenner

Gênero: Animação

Nacionalidade: Espanha

Classificação indicativa: Livre

Passeios

Museu Oscar Niemeyer

O chamado “Museu do Olho”, com projeto do consagrado arquiteto Oscar Niemeyer, está recheado de exposições e atividades. O museu, que tem programações especiais como as visitas gratuitas às quartas-feiras e o horário estendido na primeira quinta-feira de cada mês (até às 20h), tem uma novidade no mês de dezembro: os domingos também, excepcionalmente, têm entrada franca. Vale acompanhar o site do museu, que tem programações especiais, inclusive colônia de férias, no período das férias de verão.

Um dos corações da Bienal de Curitiba 2017, que homenageia a China, o MON traz exposições dentro deste tema em vários espaços, entre eles o “Olho” e o Espaço Araucária, com curadoria de Fan Dian, Fang Zhenning e Liu Chunfeng, recebendo obras de 36 artistas chineses, além da área externa do museu. No térreo da Torre do MON, está em cartaz a CAFAM Biennial (Central Academy of Fine Arts Museum) de Pequim, e no primeiro andar da Torre está a Shanghai Biennale.

Bienal Internacional de Curitiba 2017

Realizada até 25 de fevereiro, homenageia a China, com o tema “Antípodas – Diverso e Reverso”, com a prestigiada curadoria de Tício Escobar. Realizada em espaços diversos da cidade, entre eles o MON, a Biblioteca Pública do Paraná, o Muralzinho de Ideias, o Museu Parananense e o Memorial de Curitiba, reúne um grande panorama da produção artística brasileira e mundial, com obras de artistas dos cinco continentes.

Museu de Arte Indígena

Vale programar um passeio assim que retornar das férias coletivas, a partir de 29 de janeiro. O MAI é uma verdadeira imersão à história e as raízes indígenas e de sua importância em nossa formação cultural e construção da identidade brasileira. Valorizada em todo o mundo, a arte indígena é um de nossos mais importantes bens culturais. Programa imperdível!

Museu do Holocausto

Curitiba abriga o primeiro museu no Brasil voltado a este que é um dos mais impactantes acontecimentos da história mundial. Inaugurado oficialmente em 2011, tem proposta educativa, mostrando os acontecimentos da Segunda Guerra sob o ponto de vista das vítimas do genocídio, em um recorte de olhares de pessoas cujas história se cruzam regional ou nacionalmente com a da população brasileira.

Museu da Vida

Criado pela Pastoral da Criança, é um espaço cultural interativo, voltado a encontros e produção de saberes, com ambientes de aprendizagem e temáticas direcionadas à promoção da saúde, da nutrição, da educação e da cidadania. Dia 28 de janeiro, a partir das 14 horas, está programado um Especial de Verão (entrada e estacionamento gratuitos), para brincar e se divertir, celebrando a vida.

Museu Egípcio e Rosacruz

O universo intrigante e envolvente da civilização egípcia pode ser aprofundado na visita ao Museu Egípcio e Rosacruz, que traz, além do acervo, a exposição “A Literatura no Egito Faraônico”, abordando a relação dos textos egípcios com a organização social e cultural do Egito Antigo.

Parque Mikewood

Parque ecológico com diversões emocionantes ao ar livre, como um envolvente bosque com diversas trilhas e também fonte, além de atrações educativas, como a Casa da Bruxa, a Casa da Árvore, o Museu de Animais e o Castelo da Princesa. Uma das estrelas do espaço é o brinquedão-labirinto. Mas tem também tirolesa, piscina de bolinhas com escalada, high jump e escorregadores-tobogãs. Muita aventura acompanhada por monitores. Os horários de funcionamento estão divulgados no site do parque.

Circo Vostok

Um dos mais tradicionais circos do Brasil, em atividade desde o século 19, reúne as mais tradicionais artes circenses, com malabarismo, equilibrismo, trapézio, mágica, palhaço e até globo da morte, em performances de artistas de diversas artes do mundo.

Neste Artigo

Converse com a Gente