PODER PERSONALIDADES

A idade é um trunfo para a multitalentosa Nicole Gulin Melhem

Aos 40 anos, a curitibana Nicole Gulin Melhem se prepara para ser atleta olímpica de esgrima

A história da empresária Nicole Gulin Melhem é marcada por mudanças surpreendentes. Engenheira civil de formação, a curitibana tocou uma construtora por cerca de 15 anos antes de começar uma carreira de artista plástica por volta de 2010. Nesse meio tempo, foi operadora de mesa na bolsa de valores e consultora de projetos de lei de incentivo à cultura. O empreendimento mais recente se vale de seu mais novo campo de interesse: marketing digital. No último ano, Nicole se lançou em mais uma empreitada inesperada. Quer ser atleta olímpica de esgrima. Ao lado do mestre d’armas Giocondo Cabral, da Sociedade Thalia, ela está se programando para percorrer o circuito internacional e acumular os pontos necessários para chegar a Tóquio em 2020. Com um detalhe: a curitibana começou a praticar o esporte somente aos 40 anos de idade, há pouco mais de um ano. A meta soa como façanha, e é exatamente disso que se trata. “Adoro uma encrenca”, brincou Nicole, antes de começar mais um de seus seis treinos semanais na sede do Centro da Sociedade Thalia. “Ainda mais se me disserem que ninguém fez isso antes”, revelou. A empresária reconhece que o lance é alto e que adora competir — a ambição e o perfeccionismo são alguns dos traços de sua personalidade. Mas a ideia não foi sua. Veio de seu técnico, curiosamente também seu sócio em uma empresa intermediadora de negócios. “Gio”, como ela chama o mestre d’armas, lançou a ideia durante uma conversa à toa. “Eu falei: ‘Olha… se você está falando que dá, quem sou eu para falar que não?’ Não me convida para eu fazer alguma coisa, porque periga eu topar”, contou Nicole.

Cabral explicou que já havia conquistado tudo o que julgava possível com atletas de várias idades — foi dos Jogos Pan-Americanos à Olimpíada. Mas quase sempre treinou os esgrimistas desde cedo. “Já fui com todo tipo de atleta, mas nunca tinha conhecido uma pessoa de 40 anos que tivesse capacidade para ir”, explicou, enquanto tentava dar jeito no circuito elétrico de uma espada — na esgrima, um sistema eletrônico ligado às armas e à roupa é responsável por registrar os pontos. Para ele, apesar do pouco tempo de prática e das limitações que teria qualquer atleta nessa idade, Nicole tem um timing de campeã que nem todo esportista tem. Isso explica, em parte, o bom rendimento da atleta, que com nove meses de treino já havia ganhado o bronze no Campeonato Nacional de Espada Feminina de sua categoria. “Eu quero ir para essa Olimpíada”, disse Cabral. “Eu fazendo o meu trabalho e ela fazendo o dela, não tendo lesão e tendo apoio financeiro para percorrer o circuito, posso sonhar”, avaliou. A dificuldade de conseguir recursos para ir às competições, aliás, está sendo um adversário à altura. Enquanto não conta com leis de incentivo, a dupla está em busca de patrocínio direto para as viagens.

Maturidade

Há outros desafios. Divorciada, Nicole é mãe de gêmeos — hoje, com 9 anos. Os filhos são prioridade: foi por eles que ela optou por não deixar a construtora crescer e se dedicar a trabalhos em que pudesse definir seus próprios horários. Tudo somado — responsabilidades, corpo já distante do auge de sua forma física —, ela diz que a idade, na verdade, é um trunfo. “Se você me perguntar se eu gostaria de ter 20 anos com o técnico que tenho agora, a resposta é não. Para mim, tudo aconteceu do jeito que tinha que acontecer. Estou na minha melhor fase”, defendeu. Nicole tem tentado convencer outras mulheres com a sua idade de que fazer 40 anos é fichinha. “Fui campeã brasileira juvenil de salto em distância aos 15 anos. Aos 40, achava que estaria velha, quase morrendo. Mas, de repente, o universo apareceu na minha frente e falou: ‘começa a vida de novo’.”

À maturidade e ao reforço positivo — Nicole é contra o baixo astral —, a capacidade que a empresária, artista e atleta tem para gerir o tempo é outra arma. Não à toa, escreveu um livro chamado Como Organizar seu Tempo, o Guia Definitivo e criou uma metodologia, “Domine seu Dia”, que vai virar um curso online. “É um método que atende a vários perfis, do mais quadradinho até o de humanas. É absolutamente fácil e efetivo”, garantiu. Diante de seu histórico profissional e pessoal, das muitas obras de arte listadas em seu site e dos golpes rápidos de sua espada, ninguém há de duvidar.

Serviço

Conheça o trabalho artístico de Nicole no site e saiba mais sobre o método “Domine seu Dia” no site

 

Deixe um comentário