As principais tendências em festas para 2018
Infantil
É um universo que não tem limites. Papais e mamães investem e chegam a promover celebrações que podem ser comparadas a festas de debutante. Controvérsias à parte, o primeiro aniversário está no topo do ranking, com temas super elaborados. “As inspirações, porém, tomam o lugar da abordagem comercial. O lúdico e o alternativo são referências, como fofas e coloridas borboletinhas ou bonecas kokeshi, que já são uma febre”, comenta a cerimonialista Silvia Lopes. Para entreter e divertir sem enjoar, quanto mais elaborado e com muitos recortes, melhor. Brincadeiras e personagens são fundamentais.
Despedida
Ao contrário do que se pensa, os últimos meses ou dias antes do casamento podem ter comemorações, digamos, bem comportadas. Uma forte tendência, seja para o noivo ou a noiva, é reunir os amigos mais próximos para um fim de semana fora. Uma aposta são os grandes shows e festivais. “A dica é ficar de olho na extensa agenda de atrações nacionais e internacionais para uma despedida inesquecível com participação especial de um ídolo da turma”, indica o party designer Marcos Soares. Para as noitadas, eles adoram Las Vegas. Mas a alternativa tem sido ficar por aqui mesmo. “A night carioca, com suas descoladas baladas, é destino campeão.”
Corporativo
Para fugir do mesmo ambiente de loja ou da sala de reunião de todos os dias, vale apostar em locais que permitam maior privacidade e personalização. Além, claro, de evidenciar a marca, que é a grande anfitriã, e recursos audiovisuais, a regra é ser objetivo. Boa música, boa bebida e boa gastronomia. Tudo sem exageros. Uma tendência é o menu degustação (ou standing lunch/dinner). “Evita o desperdício e permite liberdade de circulação, assim como de saborear o prato na hora e no tempo que quiser”, afirma o chef Celso Freire. As opções mais leves e alimentos crus estão em alta, dentro de um paladar de cozinha oriental, asiática e peruana. Na mesma pegada, os doces. “Cada vez menos açucarados, com mais frutas e pouca intervenção”, finaliza o chef.
15 anos
A menina cresceu e quer uma festa descolada. Para isso, a comemoração ganha dois momentos. “As primeiras horas são reservadas ao jantar em família, em uma versão mais princesa. Mais tarde é a vez da balada”, aponta Silvia. Os adolescentes têm o paladar mais simples, querem circular e são muito tecnológicos e antenados, avalia a cerimonialista. “Por isso, a mesa de jantar dá lugar ao finger food; há muita identidade visual, inspirada em uma cidade ou grife; e a festa ganha atrações, como bar de gelo, robô e DJ badalado.” Nesse formato, cada grupo de convidados ganha convite personalizado, com horário de duração pré-estabelecido.
Pre-wedding
Uma forte tendência americana que chega de mansinho por aqui é o pre-wedding, para grupos de 40 a 60 pessoas. “É uma opção comum dentro de um perfil intimista de cerimônia, normalmente para celebração em outra cidade ou quando a maioria dos convidados é de fora”, revela Marcos Soares. Tradicionais roteiros para países europeus são substituídos por experiências em charmosos vinhedos de Mendoza (Argentina). “Um almoço ou café da manhã em um haras, chácara ou espaço de eventos no dia anterior ao casamento é de muito bom gosto.” E cerimônias na praia podem ganhar um estiloso luau de véspera, recomenda o party designer.
*Matéria escrita por Carol Nery e publicada originalmente na edição 208 da revista TOPVIEW.