Van Cleef & Arpels aposta no potencial do Brasil
por Camila Gino
Magia e história dão a personalidade das criações da Van Cleef & Arpels, uma das maiores marcas de alta joalheria no mundo, conhecida pela delicada tradução do universo feminino.
A grife suíça é conhecida pela atmosfera romântica que envolve sua origem a partir do casamento de Estelle Arpels, filha de um comerciante de pedras preciosas, com Alfred Van Cleef, filho de um lapidador, na transição do século 19 para o 20 e acaba de lançar a coleção Seven Seas, que homenageia mares e oceanos.
No Brasil há três anos – no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo –, a marca aposta no potencial do país. É o que revela nesta entrevista à TOP VIEW, Alain Bernard, CEO da Van Cleef & Arpels para as Américas.
TOP VIEW: Qual a avaliação destes primeiros anos de operação no Brasil?
Alain Bernard: Curiosamente, a Van Cleef & Arpels não era novidade para os brasileiros ao chegar aqui. A maison já tinha muitos clientes lá fora. Percebemos então a importância de que passassem a ter a experiência plena da marca em sua própria casa. Desde que abrimos a boutique em São Paulo, há três anos, a recepção é muito positiva.
TV: Quais os planos para o Brasil?
AB: Temos o foco de seguir partilhando a herança e a identidade da maison, tão especiais, com nossos amigos brasileiros. Icônicas, nossas criações são reconhecidas de imediato e transmitem emoção verdadeira. Usamos apenas o melhor em materiais e pedras preciosas. Sabemos que isso é importante para os brasileiros, verdadeiros experts.
TV: Como o brasileiro se relaciona com o mercado de luxo?
AB: Nossos clientes no Brasil têm entendimento sofisticado do segmento de alta joalheria e relógios. Há interesse não só pela história e inspiração por trás de nossas criações, mas também pela qualidade e pelo nosso savoir-faire.
TV: E em termos de potencial, qual a percepção do mercado brasileiro?
AB: Há sempre lugar e potencial para a beleza em estado puro, a arte e as criações de valor duradouro. Uma linha, por exemplo, que tem mostrado forte crescimento é a de nossos relógios. Uma particularidade da Van Cleef & Arpels nessa linha é que não estamos apenas medindo o tempo, mas também buscando capturar “The Poetry of Time” [A poesia do tempo]. Cada peça começa com uma história. A partir daí, escolhemos e desenvolvemos os movimentos que vão ajudar a dar vida às emoções desta história. É uma abordagem não convencional e, ainda, inovadora, que tem sido muito bem recebida por nossos clientes no Brasil. Espere só até você ver outras histórias, que estão apenas esperando para ser contadas.