Tratamentos estéticos de inverno – há uma estação ideal?
Gosto sempre de dizer que não existe época do ano ideal para fazer lasers ou tratamentos mais invasivos. O que precisa ser considerado é se o paciente vai ou não se expor ao sol, até porque, se não fosse possível realizar esse tipo de procedimento com o clima menos gelado, em algumas regiões do país, principalmente no Norte e no Nordeste, seria impossível realizá-los.
Peelings profundos, como o fenol, são cada vez menos procurados pelos pacientes, por causa do pós, que dura 30 dias, com possibilidade de eritema por 3 a 6 meses. Peelings como esse são considerados profundos, pois se comparam ao CO2 não fracionado, com o mesmo tempo de recuperação. Essas opções agressivas são substituídas pelos lasers fracionados, que, apesar de necessitarem de mais sessões, evitam riscos de cicatrizes e manchas, além de reduzirem o tempo do pós-procedimento.
Lasers fracionados como o Co2 e os Erbiuns são ótimos para cicatrizes de acne e linhas de expressão causadas por fotodano, envelhecimento e hábitos da vida, como tabagismo, por exemplo. Eles criam um pós-procedimento associado a edema, crostas e eritema que geralmente dura de 7 a 10 dias para gerar uma boa recuperação – e mais 30 dias sem exposição solar, a fim de evitar manchas.
O jato de plasma, uma febre do momento para tentar postergar uma blefaroplastia, por exemplo, precisa de uma recuperação de uma semana. Dependendo da flacidez, pode ser associado ao ultrassom micro e macrofocado, para um efeito externo de retração da pele e interno de reestruturação dos coxins gordurosos e da musculatura. Por meio de uma avaliação, pode-se optar por uma ou mais sessões.
A dermobrasão é o lixamento da pele do paciente por meio de um aparelho dermoabrasor que remove a camada superficial e média, trazendo um orvalho de sangue. Ela é muito indicada para o alisamento de cicatrizes profundas e o código de barras (aquelas linhas ao redor da boca). Vale lembrar que esse procedimento só deve ser realizado em pacientes com fototipo baixo,
ou seja, bem clarinhos, para não manchar.
Peelings médios com ácido tricloroacético ou associação de ácidos podem trazer descamação interna, necessitando de, no mínimo, 15 dias sem sol, com um pós-procedimento que dura uma semana. São bons para melanoses solares, que englobam manchas de idade e linhas de expressão.
Em uma época do ano em que temos tempo mais frio e fechado, torna-se mais fácil lidar com o período longe da exposição solar. Além disso, vale lembrar que, na pandemia, quando muitos trabalham em home office, não há mais desculpas para não ir em busca de uma pele de pêssego.
Para aprofundar o tema
Livro: Beleza
Por meio de uma abordagem filosófica, Roger Scruton nos convida a refletir a respeito da beleza e do lugar que ela ocupa em nossas vidas.
Série: Operação Autoestima: Antes e Depois
Disponível na Netflix, o programa tem como objetivo ir além de mostrar procedimentos: antes de tudo, ele quer que as pessoas enxerguem o real valor das marcas que seus corpos carregam.
*Coluna originalmente publicada na edição #250 da revista TOPVIEW.