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Roupas de grife e alta-costura do jeito que você quer: com qualidade, exclusividade e luxo

Quem nunca quis fazer parte da cúpula da moda, com roupas luxuosas, de qualidade e, claro, exclusivas? As roupas sob medida são tendência para quem quer estar sempre bem vestido e emergindo uma energia única no ambiente.

Marcas de luxo entendem e fazem isso há centenas de anos. Usar um vestido da Dolce & Gabbana é um verdadeiro espetáculo, mas vestir um modelo exclusivo da marca é realmente muito especial.

Audrey Hepburn usou um vestido Chanel preto no filme Bonequinha de luxo (Foto: divulgação)

As marcas luxuosas – também classificadas como “grifes” – que se esforçam para atender exatamente a essa demanda de seus clientes, no entanto, não são tão acessíveis. O diretor criativo e estilista curitibano Artur Felipe explica que grife é algo exclusivo, com valores mais altos e boa qualidade do produto.

No entanto, as grifes podem fazer parte de um segmento ainda mais exclusivo, o da alta-costura. Mas, para isso, é preciso seguir algumas regras e ser convidada. “Quem decide o que é couture é a Federação da Alta-Costura e da Moda. As regras são rígidas. A marca precisa ter um ateliê em Paris, em uma das três avenidas do Triângulo de Ouro, empregar um staff de pelo menos 15 pessoas em tempo integral, possuir pelo menos um perfume no catálogo, fazer peças sob medida e apresentar duas coleções públicas por ano, com ao menos 25 looks para dia e noite. Além disso, não é uma regra, mas uma tradição, que essas marcas fechem o desfile com um vestido de noiva, uma das peças mais desejadas pelo público feminino”, afirma o diretor criativo.

A grife italiana Dolce & Gabbana chegou ao Brasil em 2004 com a inauguração de uma loja da D&G no Shopping Iguatemi, em São Paulo (Foto: divulgação)

COMO TER SUA PEÇA EXCLUSIVAMENTE LUXUOSA

Para roupas de grife, em geral, é preciso entrar em contato com a marca e seguir o passo a passo de cada uma. “Muitas vezes, é preciso viajar até o ateliê da marca para realizar algumas provas”, conta o estilista.

No entanto, quando o assunto é alta-costura, isso fica ainda mais exclusivo. Estima-se que há cerca de 4 mil clientes de alta-costura em todo o mundo. Um ritual importante para entrar nesse meio é contratar um estilista da alta-costura para produzir seu vestido de noiva. “É como um rito de passagem. Depois disso, elas passam a ser convidadas por diversas marcas para assistir a desfiles em locais privilegiados e entram nesse mundo”, relata Artur.


Marcas de luxo que oferecem peças sob medida 

A Dolce & Gabbana foi fundada em 1985, em Milão, na Itália, pelos estilistas Domenico Dolce e Stefano Gabbana. Comparada à criação de figurinos de filmes, a grife é conhecida por seus tecidos nobres, detalhes delicados, muito bordado e cores vibrantes.

Valentino Garavani abriu o seu primeiro estúdio em Roma e, em 1962, apresentou sua primeira coleção, com um enorme sucesso. Ele ganhou um rápido reconhecimento pelos seus vestidos vermelhos – em um tom que passou a ser chamado de “vermelho Valentino”.

A Chanel, criada por Gabrielle Chanel, ficou mundialmente conhecida pelo “vestidinho preto”, pelo perfume nº 5 e pelo uso de tecidos de malha que resultava em roupas confortáveis e acessíveis. A marca revolucionou a alta-costura e a moda cotidiana.

Em 1947, Christian Dior lançou sua primeira coleção feminina, que ficou mundialmente conhecida como “New Look”, graças à revolucionária saia na altura do tornozelo. A coleção da grife apresentou novidades para a época, como cinturas acentuadas e ombros à mostra.

Givenchy foi o estilista que ficou conhecido por quebrar alguns protocolos da época em que criou a marca, em 1952. O estilista criou a primeira coleção prêt-à-porter feminina. Agora, a marca faz parte do grande conglomerado de luxo LVMH.

A Maison Margiela foi fundada em 1988 pelo belga Martin Margiela, em Paris. Em sua criação, a grife teve influência da miséria dos japoneses, mas com um olhar contemporâneo. Seu design era voltado para a rua e para elementos simples do cotidiano.

Louis Vuitton fundou seu primeiro ateliê em Paris, em 1859, para produzir baús, malas e bolsas. Seu filho, Georges Vuitton, revolucionou os fechos das malas com um sistema de fechamento inteligente que tornou os baús de viagem verdadeiras arcas do tesouro.

O espanhol Cristóbal Balenciaga trabalhava muito a cultura de suas origens espanholas. A marca trouxe inovações como a manga-melão, o vestido saco e a túnica baby doll. Também foi idealizadora do famoso chapéu-véu que acompanha os vestidos de noiva.

A famosa grife, criada pelo estilista francês Yves Saint Laurent, nasceu em 1962, quando ele saiu da Dior. Yves ficou mundialmente conhecido por criar o primeiro terninho feminino, permitindo, então, que as mulheres trabalhassem de calças.


Para saber mais 

(Foto: divulgação)

LIVRO
Yves Saint Laurent: The Complete Haute Couture Collections, 1962-2002 por Suzy Menkes, Olivier Flaviano, Aurélie Samuel, Jéromine Savignon, Lola Fournier, Alice Coulon-Saillard, Domitille Éblé, Laurence Neveu e Leslie Veyrat.

(Foto: divulgação)

LIVRO
Prada Catwalk: The Complete Collections por Susannah Frankel.

*Matéria originalmente publicada na edição #257 da revista TOPVIEW.

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