Sérum: segredo para a pele perfeita
O sérum, motivo de burburinho nos últimos meses, é um líquido viscoso de rápida absorção, semelhante a um gel, com textura fluída e não gordurosa. E a melhor parte: é indicado para todos os tipos de pele. Sozinho, não tem efeito: são as substâncias colocadas nele que fazem toda a diferença. Por se tratar de um produto leve, pode inclusive ser usado com outros cremes e cosméticos, como maquiagem e protetor solar. Com a ajuda da médica Denise Bárbara, sócia colaboradora da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), e Maria Cristina Araujo Pinto, dermatologista membro da SBD, desvendamos seu uso para quatro tipos de pele:
Peles jovens
O indicado é que tenha vitamina C na composição. “Aos 20 anos, temos que estimular a produção de colágeno e prevenir o envelhecimento”, explica Denise Bárbara. No entanto, Denise e Maria Cristina Araujo Pinto reforçam a necessidade de conhecer o seu tipo de pele (oleosa, seca ou mista) e de fazer um acompanhamento com dermatologista antes de comprar o produto.
Peles maduras
Denise sugere o uso de um creme noturno e a aplicação do sérum pela manhã, em especial aqueles que possuem peptídeos na sua composição, pois previnem o envelhecimento. Maria Cristina explica que, antigamente, a maioria dos cremes e pomadas com fator anti-idade não combatiam a oleosidade. “Por isso, o uso de um sérum é uma excelente escolha”, afirma.
Peles sensíveis
Procure séruns com ácidos clareadores e que sirvam de inibidor de glândulas sebáceas. “Nesses casos, é importante também que a pessoa use um sabonete adequado e filtro solar”, reforça Denise.
Para homens
Homens também podem se beneficiar do uso dos séruns. Como ressalta Denise, “a estética é consequência de uma pele saudável e todo tratamento para estimular e proteger o colágeno traz saúde para a pele”. Por isso, produtos que contenham retinol, ácido hialurônico e vitamina C são os mais indicados.
*Matéria publicada originalmente na edição 213 da revista TOPVIEW.