SEM MEDO! Confira dicas para assumir os cabelos grisalhos - TOPVIEW

SEM MEDO! Confira dicas para assumir os cabelos grisalhos

Mais suscetíveis à radiação solar e ao ressecamento,eles precisam de cuidados especiais

Compartilhe
cabelos grisalhos

Conforme envelhecemos, nosso organismo, pele e corpo passam por uma série de alterações. E os cabelos não ficam de fora, já que é nesse momento que começam a surgir os primeiros fios grisalhos.

Assumi-los ou não fica a critério de cada pessoa, mas, afinal, o que causa o embranquecimento dos cabelos? “Em cada folículo capilar existem células chamadas de melanócitos, que são responsáveis pela produção de melanina, pigmento que dá cor aos fios. Com o passar dos anos, é natural que a produção de melanina por essas células diminua. É quando os melanócitos param de funcionar completamente que surgem os primeiros cabelos grisalhos”, explica a dermatologista e tricologista Dra. Kédima Nassif, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Associação Brasileira de Restauração Capilar.

Tal fenômeno é causado principalmente por fatores genéticos. Ou seja, caso os fios brancos de seus pais tenham aparecido precocemente, as chances de o mesmo ocorrer com você são grandes. Mas, no geral, os cabelos grisalhos começam a surgir entre 35 e 45 anos de idade. “Porém, a genética não é o único fator que contribui para o aparecimento dos fios brancos. Certas medicações e doenças também podem contribuir. Por exemplo, deficiência de Vitamina B12, anemia e desordens da tireoide podem fazer com que os cabelos grisalhos apareçam antes da hora”, destaca a médica. Além disso, o surgimento precoce dos cabelos grisalhos também pode estar relacionado a fatores externos como tabagismo, exposição solar e poluição, já que essas agressões favorecerem o estresse oxidativo e, consequentemente, aceleram o embranquecimento dos fios. Um estudo recente mostrou que o estresse, tão implicado no surgimento dos cabelos brancos, realmente pode acelerar o processo devido ao excesso de liberação de noradrenalina.

A má notícia é que, a não ser que sejam causados por doenças ou uso de medicação, os cabelos grisalhos não podem ser revertidos, pelo menos até o presente momento. Logo, para quem quer se ver livre dos fios brancos, a única alternativa é recorrer às tinturas e tonalizantes ou então aos produtos de camuflagem instantânea. Porém, se você ainda não quer assumir os fios brancos, evite arrancá-los. “A crença popular que diz que arrancar cabelos grisalhos faz com que múltiplos fios brancos nasçam no lugar é um mito. Mas o hábito pode levar a uma inflamação da raiz do cabelo, causando danos ao folículo e o afinamento do fio”, alerta a Dra. Kédima.

Já para aqueles que querem assumir de vez os cabelos grisalhos, é importante ressaltar que os fios brancos precisam de cuidados específicos para permanecerem bonitos e saudáveis. “Por exemplo, o uso de produtos que oferecem proteção UV aos fios é indispensável, já que os cabelos grisalhos são mais suscetíveis à radiação solar e a ação dos radicais livres. Além disso, os fios brancos são mais ressecados e porosos. Logo, a hidratação é fundamental, podendo ser feita através do uso de produtos específicos para cabelos brancos formulados com ativos de alta ação hidratante e antioxidante”, recomenda a tricologista. Vale a pena também investir no uso de shampoos e condicionadores violetas, que vão ajudar a evitar o amarelamento dos fios causado pelo sol.

Porém, caso você perceba que os fios brancos estão surgindo antes do que deveriam, é importante que você consulte um médico. Apenas ele poderá realizar uma avaliação e identificar a causa do embranquecimento dos fios, indicando em seguida o melhor tratamento para cada caso. “Por fim, lembre-se que não existe vergonha em assumir os fios brancos, afinal, o envelhecimento é um processo natural que acontecerá com todos nós. Além disso, com a grande variedade de produtos e tratamentos que existem hoje, é perfeitamente possível que os cabelos grisalhos cresçam saudáveis, bonitos e brilhosos”, finaliza a Dra. Kédima Nassif.

In this article

Join the Conversation