FASHION

Qual o significado de rejuvenescer?

Mais do que pela forma, o caminho do rejuvenescimento passa pelas expressões únicas de cada indivíduo e pela beleza da alma

Quando observamos as obras de arte clássicas, a fachada de edifícios e inúmeras outras traduções da criatividade humana sobre os elementos da natureza ao nosso redor, algo desperta reações emocionais. Inúmeros estudos apontam para a influência do design, das formas curvas e lineares, no cérebro humano. A avaliação do fluxo sanguíneo cerebral durante a observação de obras arquitetônicas demonstrou que as formas curvas despertam uma afeição pelo belo. Oscar Niemeyer (1907-2012) possuía uma sensibilidade espacial ímpar e considerava as curvas em seus projetos como se fossem a tradução de um organismo vivo. Na atualidade, podemos identificar essa mesma visão em inúmeros outros trabalhos, inclusive nas obras da arquiteta Zaha Hadid, referência mundial, com forte fluidez na sinuosidade ousada de seus projetos.

Transportando esse conceito para o universo da medicina, percebo uma busca da restauração da beleza com padrões estéticos similares. Existe um compartilhamento intenso por meio do mundo digital, popularizando ícones de beleza que seguem pressupostos em que a forma baseada na adição pura e simples de volumes na face seriam suficientes para produzir o rejuvenescimento. O resultado tem sido um grande número de pessoas com a aparência quase irreconhecível. Partindo do desejo justo em melhorar a aparência, atenuar os traços que denotam a passagem do tempo ou até mesmo da intensidade das mensagens emocionais negativas decorrentes de uma aparência triste ou cansada, chegando aos estereótipos padronizados que tendem a unificar, massificar o padrão de beleza.

Essa questão, quando avaliada pelo profissional médico especializado em cirurgia plástica ou dermatologia, leva em consideração o respeito com o paciente, utilizando técnicas cirúrgicas ou minimamente invasivas na busca de um algoritmo de tratamento em que o resultado final vai muito além do binômio lábios volumosos associados com maçãs do rosto salientes. Essa visão simplista e limitada leva apenas a mudanças que produzem transformação. A diversidade dos traços de cada face e os quesitos emocionais que cada um transmite por meio das suas expressões são únicos, portanto, esse território da saúde exige conhecimento seguro para que as mudanças necessárias atendam às expectativas de rejuvenescimento, que superam a forma por meio das expressões em direção à beleza da alma.

*Matéria originalmente publicada na edição 227 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário