Reciclagem na moda? Confira o que vai bombar na próxima estação - TOPVIEW

Reciclagem na moda? Confira o que vai bombar na próxima estação

Depois de passar por Nova York e Paris, nossa colunista mostra que a reciclagem é a grande “tendência” do momento e lista seis musts da próxima estação

1099 0
Compartilhe

por Laura Kubrusly, de Nova York e Paris

Moda, como o dicionário já diz, é o “conjunto de opiniões e gostos, assim como modos de agir, viver e sentir coletivos”.

Mas após essa minha temporada nas semanas de moda de Nova York e de Paris, cheguei a uma conclusão: eles brincam com a gente praticamente como se fôssemos um jogo de tabuleiro.

O que é moda para você? Muitas pessoas não param para pensar na opinião própria, se gostam ou não da nova moda ditada – apenas seguem a tendência contada por terceiros.

As fast fashions de todo o mundo fazem exatamente a mesma coisa: as grandes marcas ditam e as ffs, sem opinião própria, copiam tudo. E, então, saem todos vestidos iguais.

Assim se forma uma corrente sem fim: os grandes ditam e o restante apenas segue. A parte mais engraçada? Ficamos girando em círculos… as tendências vêm e, após bombarem, elas chegam a todos os tipos de loja.

E aí, o que fazemos? Classificamos elas como “passadas” ou “cafonas”, passam-se alguns anos e elas voltam.

A palavra para moda seria “reciclagem” de informações, em que adaptamos tendências antigas e damos um mínimo toque atual. Mas vamos, então, aos melhores exemplos de “reciclagem” desta temporada de Nova York e Paris.

Neon

Tudo voltou a ser neon, seja no mix and match ou no monocromático, no sapato, na jaqueta ou até nos acessórios.

O neon que tomou a passarela da Saint Laurent. (Foto: divulgação).

Sapato branco

Passei a minha vida escutando da minha mãe: “sapato branco é o fim da linha.” Anos se passaram e, uma vez, fui fazer umas fotos nos Estados Unidos e havia esquecido o sapato: fui a um shopping correndo e amei um sapato que não era somente branco, mas também de bico fino – ou seja, o “fim do fim”, na linguagem da minha mãe. Isso faz quase três anos e, no começo, foi “ficou bom, mas só para as fotos”, aí veio o “estou até me acostumando”, até que… está bombando, pois todas as semanas de moda voltaram com sapato (inclusive bota) e bolsa brancos. Agora é “não sei por que eu era tão contra, branco é tão básico quanto preto”.

Gucci e Fendi apostaram na tendência dos sapatos brancos. (Foto: divulgação).

Bota cowboy

Sinônimo de uó nos últimos anos, agora ela veio com tudo na onda da reciclagem, adaptada, inclusive, até para os looks com vestidos sociais. Quem diria?

Attico. (Foto: divulgação).

Animal print

As estampas de animais vêm, vão, ficam e voltam, mas está aí uma moda que nem adaptação teve… e não é que está super em alta novamente? Sejam elas nas cores naturais ou até em coloridos neon e rosa, animal print é uma ótima jogada para usar como mix de estampas. Se usar uma camisa com estampa de onça, fica chique com alguma peça listrada seguindo a mesma paleta de cores. Seguindo isso, ninguém erra.

Oversized

O animal print surge com força nas passarelas de Marc Jacobs e Saint Laurent. (Foto: divulgação).

O que eu mais escutei na minha vida: “isso está grande em você, menina”. No entanto, agora tenho fotos da semana de moda em minha defesa para comprovar: “vó, mas está em alta!” Eu sei que todos ficam em busca do corpo e das medidas perfeitas, mas isso você usa e abusa no verão, no restante do ano não precisa. Não é porque você conseguiu atingir sua meta de corpo que tem que ficar se expondo o dia todo… vestido justo? Já vimos. Camisetas PP, já vimos – e muito. Calça justa? Agora, abram espaço para o casaco “oi, moço, você tem o maior número da loja?” E fujam de peças tão delineadas ao corpo! Mas, como eu disse, reciclagem! Isso já está passado, mas guarda aí, porque talvez volte!

O oversized de Balmain e Proenza. (Foto: divulgação).

Brincos desiguais

Eu só tenho uma palavra para definir essa moda: aleluia! Quem aí nunca perdeu um brinco do par? Use o brinco de um lado só ou um diferente do outro – e bota diferente nisso…

Os brincos de Alexander McQueen. (Foto: divulgação).

*Matéria originalmente publicada na edição 223 da revista TOPVIEW.

Neste Artigo


Converse com a Gente