Larissa Aliski Joias: significados afetivos e enérgicos
As joias surgiram na Pré-História. Na época, produzidas com ossos, pedras e dentes, representavam proteção. No Egito, as peças tinham ligação com as crenças dos deuses e eram lapidadas como escaravelhos. Os gregos utilizavam os adereços para retratar cenas da mitologia e, em Roma, os adornos ganharam ainda mais espaço.
Na Idade Média, surgiram os primeiros ourives – profissionais que fabricam os ornamentos. No século XXI, na contemporaneidade, a designer de joias Larissa Aliski une todas as qualidades das peças em seu trabalho – e cria um novo capítulo na história dos metais e das pedras preciosas.
“Sempre fui apaixonada pelo brilho e pela energia das pedras preciosas e suas curas energéticas. Já o ouro amarelo sempre me remeteu ao brilho do sol e das estrelas e o ouro branco à luz
da lua. Essa paixão se tornou minha profissão e fundei minha própria marca”, conta ela.
“Consolidei minha carreira estudando Design de Joias no Istituto Europeo di Design e me especializei em Ourivesaria, Gemologia e Lapidação. A Larissa Aliski Joias é o resultado de um sonho, a materialização de um ideal que sempre acreditei: que os metais preciosos e as gemas naturais contam histórias e guardam momentos únicos. E, hoje, meu desejo é que as nossas joias façam parte da vida das pessoas e contem eternas histórias para quem as use”, completa.
Inspiração e criação
Para criar as joias, Larissa se inspira em tudo o que vê – nos lugares que frequenta, nas músicas que escuta, nos sabores que prova e nas arquiteturas que a surpreendem. Ainda assim, as criações têm a personalidade de quem vai as usar: “desejo que as minhas joias tragam personalidade para quem as usa, empoderando, demonstrando amor e transmitindo afeto. Gosto do contato com o meu cliente, de conversar e entender o que a joia terá de expressar”, afirma a profissional.
Após a inspiração, o próximo passo é o sentimento: “cada coleção é pensada e desenvolvida minuciosamente. Primeiro, entendo o que quero passar por meio daquela coleção, depois, faço um moodboard de tudo o que se conecta a esse sentimento e sempre escolho um elemento criativo para reger a coleção. Cores e materiais se conectam entre si e assim vai nascendo cada peça”, conta Larissa.
O que se inicia com um esboço no papel passa a ser um desenho técnico e, quase por fim, vai para a manufatura. E Larissa garante: “Essa manufatura é feita por pessoas de verdade! Nossa equipe é sintonia!”
O fim real do processo e dos vários capítulos que Larissa escreve na história das joias todos os dias, é o sorriso no rosto dos clientes ao receber o produto final.
“Meu trabalho é muito gratificante, pois, quando me procuram, é sempre para comemorar algo especial, eternizar um momento, se auto presentear e renovar ou iniciar ciclos. Me sinto celebrando e comemorando junto com cada momento da vida de quem encomenda as joias. É lindo ver o brilho no olhar de quem as recebe”, finaliza.
*Conteúdo originalmente publicado na edição #257 da revista TOPVIEW.
TVBC: TOPVIEW Branded Content é um conteúdo em formato editorial criado especialmente para o cliente.