FASHION

Qual o seu estilo?

Nesta coluna, apresento a vocês os sete estilos universais criados por Alyce Parsons

Identificar o estilo próprio é um processo bastante importante quando falamos em imagem pessoal, pois enfatiza nossa personalidade e ajuda na hora de compor as produções do dia a dia. 

Apresento a vocês os sete estilos universais criados por Alyce Parsons.

O Estilo Tradicional que tem influência britânica masculina e é atemporal, transmite respeito, maturidade, credibilidade, reserva e adequação. Tem o guarda-roupa durável, além de ser identificado por peças estruturadas, funcionais e discretas com linhas retas e bem construídas.

Se precisar transmitir credibilidade no trabalho, pode trazer algumas peças que possam ajudar, como calça alfaiataria, camisas de corte clássico, saias retas e blazers.

O Estilo Elegante transmite refinamento, imponência, qualidade e sucesso na carreira. É aquela pessoa que está sempre impecável, com cabelo penteado, maquiagem perfeita ou barba feita, nunca está de mais e nem de menos.

A elegância traz um ar de pessoa influente e de status elevado, seja no âmbito pessoal ou profissional.

O Estilo Esportivo preza pela praticidade e pelo conforto. Pessoas que possuem esse estilo transmitem dinamismo, informalidade, jovialidade, alegria e naturalidade.

As peças que não podem faltar no guarda-roupa são de fácil manutenção, que tenham liberdade de movimento e sejam utilitárias.
Esse estilo em nada se parece com roupas de academia, deve-se tomar muito cuidado para não transmitir mensagens de desleixo e imaturidade.

LEIA TAMBÉM: Como transmitir credibilidade e confiança através da imagem

O Estilo Romântico transmite delicadeza, receptividade, gentileza, calma, compreensão e dedicação. É o estilo perfeito para quem trabalha com crianças, idosos ou precisa transmitir acessibilidade.

As peças possuem linhas curvas, tecidos menos estruturados, cores claras e suaves. As mulheres usam vestido fluído, manga bufante, saia rodada, babado, laço e outros detalhes que remetem ao romantismo. Os homens usam ternos de cores neutras e suaves, jaquetas desestruturadas, suéteres de malha, sandálias ou até chapéu panamá. É o famoso “gentleman”.

O Estilo Sexy transmite sedução, magnetismo, poder e valorização do corpo, além de aumentar a motivação para cuidados com o corpo.
As mulheres que gostam de evidenciar esse estilo gostam de peças justas, decotes ou transparências, amarração no tornozelo, salto agulha, cores como o vermelho entre outras opções. Os homens gostam de blazer preto acinturado, jaqueta de couro, camisas com elastano, regatas e acessórios em couro.

O Estilo Dramático transmite modernidade, drama e poder. É um estilo cosmopolita, muito comum nas grandes cidades. O estilo tem o poder de aumentar a ideia de liderança e habilidade de influenciar, porém cria distanciamento, talvez as pessoas fiquem receosas em se aproximar. É perfeito para quando precisar se impor. As principais peças que demonstram a dramaticidade são assimétricas, estruturadas, futuristas, com design nada convencionais em cores contrastantes, como o preto e branco.

O Estilo Criativo transmite a mensagem de liberdade, exclusividade e inovação, além de ter o poder de aumentar a ideia de diversão ao se vestir, comunicar diferentes humores e pontos de vista. As peças que estão sempre presentes no guarda-roupa desses verdadeiros artistas são vintage, étnicas e composições artísticas.

Nós temos um estilo predominante e até dois estilos secundários e podemos misturar todos eles criando produções incríveis e que tem tudo a ver com nossa personalidade e estilo de vida.

Para descobrir o seu estilo você precisa se conhecer e saber quais são os seus gostos, além de experimentar até encontrar o estilo que tem tudo a ver com você. Também pode ter a ajuda de uma consultora de imagem que irá lhe orientar nesse processo.

Sobre a colunista

Sou Camila Pastro, consultora de imagem especialista em auxiliar profissionais a encontrarem seus próprios estilos e a transmitirem uma imagem com mais força e autoridade por meio de vestimentas e acessórios. Por meio de diversas técnicas, incluindo a coloração pessoal, busco fazer a diferença na vida das pessoas, mostrando que ao compreendermos a nós mesmos, temos a chance de criar uma imagem ainda mais positiva no mercado.

Camila Pastro (Foto: Acervo pessoal)

Deixe um comentário