FASHION

Perfumes sob medida: contamos tudo sobre esse verdadeiro luxo!

Casas clássicas e atuais da perfumaria mundial se rendem à experiência dos perfumes sob medida e nos permitem criar misturas exclusivas – inclusive online

Nem sempre os perfumes que encontramos nas lojas traduz perfeitamente quem somos ou como estamos. Para qualquer amante de perfumes, ter uma fragrância que não pode ser achada em nenhum outro lugar é um verdadeiro luxo. Felizmente, diversas perfumarias premium no mundo oferecem o serviço de personalização de perfumes.

Jo Malone London

Divulgação Jo Malone London.

Dá para criar e encomendar até pela internet. Londres está repleta dessas lojas. A mais conhecida é a Jo Malone London(com unidade em Curitiba). A filosofia do serviço Fragrance Combining™ da marca permite que você criar sua identidade e deixar uma impressão duradoura. 

Cada fragrância, de acordo com o marketing da Jo Malone London, é harmonizada a partir dos ingredientes da mais alta qualidade. Projetada por um mestre perfumista para ser usada sozinha ou em camadas com outra fragrância, dando a você a liberdade de adaptar seu perfume.

Tudo é feito em um casarão histórico no coração de Londres. Como cada indivíduo tem uma característica única, eles explicam, esse fator influencia sim na construção e no efeito da fragrância.

Ormonde Jayne

Divulgação Ormonde Jayne

A também londrina Ormonde Jayne oferece dois serviços únicos. No primeiro, é preciso encontrar pessoalmente e por diversas vezes a fundadora, Linda Pilkington. Ao longo de seis meses, ela faz um retrato detalhado da personalidade do cliente. A análise inclui hábitos alimentares, para escolher os perfumes que mais se assemelham.

Até encontrar o perfume ideal, o consumidor vai borrifar e sentir muito as misturas. Ao final, a Ormonde o engarrafa em um frasco de um raro cristal gravado. Tudo por não menos que £ 3 mil (mais de R$ 14 mil). Para os impacientes, há a opção, mais acessível, de escolher uma das 14 fragrâncias assinadas pela Ormonde e customizá-las. Esse serviço começa em £ 205 (cerca de R$ 970).

Perfume Club

Divulgação EPC

Já no Experimental Perfume Club, criado em 2017, também em Londres, além de criar seu próprio perfume você pode experimentar diversos aromas e vivenciar oficinas mensais de perfumaria. A fundadora, Emmanuelle Moeglin, estudou na ISIPCA, em Versalhes, e passou por L’Oréall e Puig em Paris, Barcelona e Nova York.

Nesse serviço, o cliente trabalha sobre três layers – fragrâncias unissex de topo, de meio e de base (com essências de bergamota, jasmim e sândalo, respectivamente) – . Por conta própria, o cliente pode combiná-las entre si ou usá-las individualmente.

A combinação de jasmim e sândalo (2 ml cada), por exemplo, dá vida a um perfume floral com vagas lembranças de chá verde de jasmim. No site do EPC, há outras cinco combinações para inspiração. Cada coleção com três layers custa £ 90 (cerca de R$ 426).

Unique

Divulgação Unique

Já a alemã Unique possui uma ferramenta exclusiva na qual o usuário define gênero, característica e estilo de perfumes que mais lhe agradam. Com isso, o próprio sistema recomenda as notas que melhor combinam. É possível escolher até seis. Ao final, o consumidor determina o frasco, a identidade, o texto, o desenho e o nome. O preço varia de US$ 79,90 até US$ 99,90 (a partir de R$ 300), dependendo da embalagem.

Segundo a marca, o algoritmo de fragrância é aprovado por perfumistas experientes que garantem qualidade premium e perfumes exclusivos. Estima-se que mais de 150 bilhões de combinações sejam possíveis.

Inteligência Artificial a serviço da beleza

Há alguns meses, o grupo paranaense O Boticário lançou as primeiras fragrâncias do mundo desenvolvidas com a ajuda de Inteligência Artificial. A novidade, apresentada em Nova York, agrega emoção humana à tecnologia.

Foi criada com dois gigantes globais – a Symrise, uma das mais renomadas casas de fragrância do mundo, e a IBM Research. Tendo em vista a geração Millennial, “que gosta de se jogar, sem medo de errar, e quer ser livre para fazer suas escolhas”, explica o gerente de perfumaria do Boticário, Jean Bueno.

Os insumos foram dados à Symrise que, por sua vez, usou a Phylira – solução de Inteligência Artificial desenvolvida pela IBM que utiliza novos e avançados algoritmos de aprendizado automático para examinar milhões de fórmulas e milhares de ingredientes de forma a identificar padrões e novas combinações.

O time de pesquisa e desenvolvimento do Boticário refinou a combinação e chegou à duas fragrâncias. Inusitadas, elas apresentam cheiro de frutas, flores, doces, especiarias, madeiras e até pepino. Nome, embalagem e outras características serão reveladas neste ano!

*Matéria publicada originalmente na edição 219 da revista TOPVIEW.

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