Os cuidados com os cabelos na estação mais hot
Cada vez mais nos preocupamos com os cabelos, que, nessa época do ano, sofrem muito com o sol, o mar e a piscina. Além disso, contribuímos com o uso de shampoos inadequados, tinturas, clareadores e as famigeradas progressivas. Tudo isso acaba causando perda de proteínas dos cabelos, levando às pontas duplas.
Sabemos hoje que, dependendo do tipo de surfactante (detergente) usados nos shampoos, pode-se retirar lipídios que compõem a haste do cabelo, causando o ressecamento crônico. Existem substâncias que só agem no couro cabeludo, o que seria ideal, mas algumas mais profundas acabam causando danos se usadas cronicamente.
Por isso, cresce a onda de produtos livres de surfactantes, que são os cremes de limpeza conhecidos como low poo, produtos com detergentes do bem, ou no poo, sem nenhum detergente. Isso mesmo, lavar o cabelo com creme de limpeza para tratar o ressecamento crônico. Novas pesquisas com produtos de keratina de baixo peso molecular prometem recuperar esses danos sem deixar o cabelo duro, o que aumentaria a quebra.
Ainda falando de cabelo, o que mais preocupa as pessoas no momento é o diagnóstico de calvície. Infelizmente, não são só os homens os acometidos. Essa queda de cabelo comum pode ser associada a fatores genéticos. Existem vários tipos, que só vão ter um diagnóstico correto com a avaliação médica.
Com centenas de causas, a mais comum é a androgenética. No caso dos homens, a testosterona é responsável pelo afinamento dos fios, especificamente o DHT, e pode iniciar na fase mais tardia da vida. Entretanto, não é incomum que comece na adolescência.
Nas mulheres, esse padrão hormonal geralmente se alterna na menopausa pela modificação dos níveis de estrogênio e estrógeno. O padrão de queda também é diferente, mais difuso. Gestações, problemas de tireoide, doenças crônicas e grandes cirurgias podem ser causa de perda de cabelo, mas com padrão diferente da alopecia androgenética, que é um afinamento gradativo da haste capilar. O número de folículos também diminui, a ponto de se enxergar o couro cabeludo.
Os tratamentos atuais visam a prevenção com medicações via oral e medicações tópicas, lasers que fortalecem a haste capilar. Além disso, aplicações de MMP capilar (microinfusão de medicamento pela pele) ou mesoterapia, com medicações específicas e fatores de crescimento, são importantes. Em casos mais crônicos, opta-se pelo transplante capilar, hoje com técnicas mais naturais e menores cicatrizes.
TOPVIEW INDICA O QUE LEVAR NA BOLSA NESTE MÊS
CABELOS COLORIDOS
True Hue Violet Duo. Senscience
Super-hidratação e reestruturação dos fios coloridos, preservando até 38% da coloração.
CABELOS CACHEADOS
Discipline Cleansing Conditioner Curl Idéal. Kérastase
Low poo específico de tratamento para cabelos cacheados.
CABELOS
Solar Sublime Spray.
L’Óreal Age como filtro solar e recupera os fios do cloro, sol e mar.
BOLSA DO MÊS
Chanel
*Matéria originalmente publicada na edição #232 da revista TOPVIEW.