O que esperar das passarelas Fashion Week este mês?
O mês mais importante do calendário da moda está sobre nós e, apesar de uma pandemia em curso, as programações parecem lotadas em comparação com o último ano e meio. O que está claro, porém, é que o movimento de avanço da indústria está a todo vapor, e os observadores de estilo podem esperar mostras sensacionais da IRL em Nova York, Londres, Milão e (provavelmente) Paris.
Seja Moschino encenando um espetáculo ao vivo em Nova York, os designers emergentes Nensi Dojaka e os shows ao vivo autônomos de SS Daley em Londres ou as potências de luxo Prada, Versace e Fendi retornando ao formato tradicional de passarela em Milão – os espectadores podem esperar muita moda momentos, estejam eles sintonizando de casa ou no FROW.
Aqui está o guia da para as passarelas imperdíveis de Primavera/Verão de 2022 das grandes passarelas do mundo.
New York Fashion Week: 7 a 12 de setembro
Na Big Apple, a semana abre com o estilista independente Collina Strada e fecha, como sempre, com a marca homônima do presidente do CFDA, Tom Ford, que farão shows ao vivo.
Espere mais momentos de desfile de marcas de sucesso como Michael Kors (que comemora seu 40º aniversário), Coach, Gabriela Hearst, Anna Sui e Carolina Herrera, bem como as favoritas do NYFW Rodarte, Proenza Schouler, Peter Do, Puppets & Puppets, Maryam Nassir Zadeh, Vaquera e Eckhaus Latta. Moschino, cujo diretor criativo americano Jeremy Scott normalmente se apresenta em Milão, fará um show físico em sua própria casa.
Os poucos que estão optando por exibir digitalmente incluem Oscar de la Renta e Helmut Lang. Notavelmente ausente está Marc Jacobs, que apresentou sua coleção Outono/Inverno 2021 em junho.
London Fashion Week: 17 a 21 de setembro
Em Londres, muitos jovens talentos empolgantes apresentarão coleções, e nesta temporada muitos optaram por desfilar. Momentos ansiosos para incluir Saul Nash, Yuhan Wang, KNWLS (anteriormente Charlotte Knowles), Stefan Cooke, Supriya Lele, Nensi Dojaka e Eftychia. Não perca também espetáculos ao vivo de nomes consagrados, como Simone Rocha, Erdem, Charles Jeffrey LOVERBOY, Rejina Pyo e Richard Quinn. Colocando a sustentabilidade na vanguarda de suas coleções, como sempre, estão Richard Malone, Marques Almeida, SS Daley e Sonia Carrasco. Cos, o varejista sueco de rua, também deve fazer uma aparição na passarela.
Vivienne Westwood, Matty Bovan e Nicholas Daley estão confirmados para se apresentarem digitalmente, enquanto Molly Goddard, Margaret Howell e Halpern estão apresentando encontros pessoais. A Burberry ainda não confirmou seus planos.
Milão Fashion Week: 21 a 27 de setembro
Apenas um cronograma provisório foi divulgado até agora, mas o line-up para a capital italiana da moda ainda parece promissor. Potências Fendi, Prada, Versace, Giorgio Armani, Marni, Dsquared2, Jil Sander e Blumarine estão todos confirmados para mostrar fisicamente.
Parece que as marcas mais jovens, como Shuting Qiu e Lagos Space Program, optaram por apresentações digitais, mas isso está sujeito a alterações à medida que a programação aumenta. Os ausentes notáveis são Bottega Veneta e Gucci, que escolheram se apresentar em uma data posterior nas temporadas anteriores, assim como Moschino (como mencionado antes, eles estarão em exibição no NYFW).
Paris Fashion Week: 27 de setembro a 5 de outubro
Ainda não foi revelado qual será o formato da programação da Paris Fashion Week, mas se continuar no mesmo ritmo da temporada da alta costura em julho, esperamos ver mais desfiles físicos em toda a linha. Claro, como de costume, gigantes do luxo como Chanel, Dior e Louis Vuitton são obrigados a entregar o tipo de espetáculo da moda ao vivo que fazia falta durante o bloqueio.
*Matéria produzida sob a supervisão da jornalista Brenda Iung
(Via: Vogue)