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O impacto da imagem na autoestima e na produtividade

As tarefas do dia a dia exigem boa saúde emocional. Para a garantia de bons resultados é fundamental manter o equilíbrio das emoções, pois uma influencia a outra

Quando você está feliz com sua aparência, a autoconfiança aflora e automaticamente melhora o seu desempenho, projetando uma mensagem positiva e melhorando seus relacionamentos em todas as áreas. No âmbito profissional não é diferente, a autoestima afeta diretamente no desempenho das pessoas elevando ou não a produtividade no trabalho.

O que é autoestima?

Segundo o dicionário da língua portuguesa autoestima significa “qualidade de quem se valoriza, se contenta com seu modo de ser e demonstra, consequentemente, confiança em seus atos e julgamentos.”

Para a Psicologia, autoestima é a sensação de valor que uma pessoa tem a respeito de si mesma. Inclui uma avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma como sendo intrinsecamente positiva ou negativa em algum grau. A cada dia mais empresas se preocupam em oferecer condições de trabalho que promovam a satisfação dos seus funcionários, pois a autoestima elevada faz com que a pessoa reconheça suas qualificações e se sinta apta para trabalhar em qualquer lugar.

(Foto: acervo)

Em contrapartida, a baixa autoestima pode ser a ponte para o desequilíbrio emocional, ansiedade, medo, fobias e até mesmo a depressão. Alguns sintomas mais comuns para detectar esse sentimento são:

  • Comparação com outras pessoas;
  • Perfeccionismo;
  • Falta de confiança em si;
  • Dificuldade para reconhecer suas vitórias;
  • Dificuldade de se impor;
  • Fugir de compromissos por medo de falhar;

Como a autoestima afeta a produtividade no trabalho?

O profissional que se encontra nessa condição não costuma ser produtivo e ainda apresenta muitos outros problemas que impactam diretamente na rotina profissional e nos resultados.

As roupas têm símbolos e o cérebro é capaz de fazer uma leitura dessa simbologia. A partir dessa leitura, as pessoas são estimuladas a adotar atitudes que remetem à roupa que estão usando. Perceba como sua postura muda dependendo da roupa usada. Além de cuidar da aparência, outros pontos merecem atenção, como ter um ambiente agradável e investir na qualidade de vida dos funcionários.

Como a roupa pode influenciar no trabalho?

A escolha da roupa para o trabalho pode ser considerada uma função rotineira, mas merece atenção, pois deve se adaptar ao seu ambiente profissional e ao seu estilo, para que você se sinta bem e tenha ótimos resultados. Aconselho meus clientes a conhecer o ambiente de trabalho e inserir seu estilo no contexto, pois não faz sentido usar terno e gravata em ambientes descontraídos como o marketing e o contrário também se faz verdadeiro.

Com algum tempo de experiência no mercado, já chegaram até mim algumas histórias tristes de pessoas que perderam a oportunidade de fechar bons negócios ou perder uma promoção por sua imagem não estar de acordo com o que era preciso e outras felizes de pessoas que cresceram dentro de um segmento depois de se posicionarem como tal.

(Foto: divulgação)

Essa imagem é perfeita para mostrar o poder da vestimenta: a mesma pessoa vestida de maneiras diferentes. Em qual situação transmite credibilidade? Alguns profissionais de recursos humanos afirmam que se têm candidatos para uma vaga com desempenho parecidos, o escolhido é o que se apresentar melhor. Claro que o desempenho, formação e conteúdo são primordiais, mas a apresentação da imagem é a cereja do bolo, usada como desempate em algumas situações.

Espero que esse artigo agregue no seu crescimento pessoal e profissional. Estou à disposição para colaborar na sua jornada. Você já parou para pensar como a sua imagem impacta na produtividade do seu trabalho?

Sobre a colunista

Sou Camila Pastro, consultora de imagem especialista em auxiliar profissionais a encontrarem seus próprios estilos e a transmitirem uma imagem com mais força e autoridade por meio de vestimentas e acessórios. Por meio de diversas técnicas, incluindo a coloração pessoal, busco fazer a diferença na vida das pessoas, mostrando que ao compreendermos a nós mesmos, temos a chance de criar uma imagem ainda mais positiva no mercado.

Camila Pastro (Foto: Acervo pessoal)

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