FASHION

Jack Vartanian: o dono da festa

Em entrevista exclusiva, o designer de joias e empresário faz um balanço do primeiro ano de sua loja em Curitiba e apresenta (em primeira mão!) sua nova coleção

Ele é um dos principais designers de joias do país e conquista, com seu estilo único, cada vez mais fãs no Brasil e no mundo. Nascido em uma família com tradição no mercado de pedras preciosas, Jack Vartanian sempre esteve exposto ao mercado de luxo e, em 1999, decidiu fundar sua própria marca. Foi praticamente um sucesso instantâneo. Por aqui, suas joias já foram usadas por Fernanda Motta, Carolina Dieckmann e Izabel Goulart. Lá fora, Demi Moore, Kate Hudson, Catherine Zeta-Jones e Cameron Diaz também já foram fotografadas com peças do brasileiro. Em rápida passagem por Curitiba, Jack apresentou a coleção Gala – inspirada nas celebridades e no glamour do red carpet – de forma exclusiva à TOP VIEW. Ele ainda falou sobre o mercado local e mostrou por que vem conquistando a América com suas criações contemporâneas.

Em ouro branco, o brinco traz a combinação dos diamantes negros e rubis baguete.
A esmeralda colombiana é o destaque deste anel de ouro branco com banho de ródio negro e coroa de diamantes baguete.

Top View: Após um ano em Curitiba, qual o balanço que você faz da sua loja no Shopping Crystal? Valeu a pena investir aqui?
Jack Vartanian: Valeu, sim. Eu vejo um interesse cada vez maior dos curitibanos pela joia que tem um design mais ousado. Não só pela minha marca, mas pelos investimentos e pela sofisticação da cidade e da sociedade, que sempre me surpreende. Curitiba é muito contemporânea, assim como as minhas joias, justamente por isso nos sentimos à vontade aqui. Mas percebo, por exemplo, que peças com toques mais clássicos e tradicionais, como as que possuem pedras, despertam mais o interesse das curitibanas. Elas ainda estão conhecendo melhor o nosso lado mais ousado, é um namoro promissor.

TV: Seu trabalho conquistou o mercado internacional. Você acha que aqui no Brasil também existe essa valorização, especialmente por você ser brasileiro?
JV: O brasileiro busca o que tem qualidade. É uma ideia bacana? Cai bem? É durável? Tudo isso o influencia. O fato de o produto ser ou não nacional não pesa muito na escolha. Eu nunca vi essa mentalidade, mas espero que exista. Porém, o maior problema no Brasil nem são os consumidores, mas é o próprio governo. A falta de profissionalismo e o exagero na burocracia sufocam o empresário. Eu mesmo não tenho nenhum tipo de benefício por representar o Brasil com a minha marca.

TV: As celebridades nacionais e internacionais usam e amam Jack Vartanian. Essas clientes influenciaram de alguma forma a criação da recém-lançada coleção Gala?
JV: Sim. A Gala já estava há um ano e meio na minha cabeça. Depois de um tempo criando peças menores, senti a necessidade de trazer joias com volumes grandes e que funcionassem em uma ocasião como o red carpet. Essa coleção tem muitos diamantes e pedras como esmeralda e rubi. Por outro lado, o metal também cumpre seu papel, afinal, não tem problema algum a mulher usar uma peça sem diamante em uma festa de gala. Foi inspirada realmente nelas, nos seus vestidos, naquele momento de alegria, nas conversas, no jogo de conquista que acontece nessas festas.

Com franja em ouro amarelo 18 quilates e diamantes, este brinco é uma das peças preferidas do designer nesta coleção.
O anel em ouro branco e diamantes representa o design cool de Jack Vartanian.

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