O ciclo dos cabelos - TOPVIEW

O ciclo dos cabelos

Você já parou para pensar em qual ciclo o seu cabelo está?

0
Compartilhe
ciclo do cabelo

O cabelo nunca para de crescer, porém, muitas vezes, podemos ter a sensação de que esse fato não é verdade. Se o ciclo de vida do fio for curto, então o seu cabelo será sempre curto, mas se o seu cabelo era longo e agora não cresce mais, neste caso, o problema tem que ser investigado.

Existem inúmeras causas para que isso aconteça. Uma delas é a agressão mecânica ou química — que acontece mais em cabelos loiros — ou o envelhecimento da fibra capilar — que é quando o cabelo deixa de receber a quantidade de nutrientes necessária. Quando você percebe essa mudança, significa que o cabelo deve passar por um diagnóstico.

São três estágios no ciclo de vida do fio: o seu cabelo tem tempo para crescer, para parar de crescer e para cair.

A 1ª fase se chama Anágena e está 100% ligada ao crescimento do cabelo. Ela acontece em um período que varia de 2 a 6 anos e determina o comprimento que o cabelo tem.

A 2ª fase é a Catágena, que dura de 2 a 4 semanas. É nesse período que acontece o desprendimento do fio que chegou ao fim do ciclo de vida. No lugar dele, irá nascer um novo fio.

A 3ª fase, Telógena, dura de 3 a 6 meses e é a fase em que o cabelo cai.

Nasce cabelo e cai cabelo todos os dias! Existe uma estimativa que afirma que, dos cabelos que temos na cabeça, 85% estão na fase Anágena, 14% na Telógena e 1% na Catágena.

“São três estágios no ciclo de vida do fio: o seu cabelo tem tempo para crescer, para parar de crescer e para cair.”

Durante a nossa vida, passamos por vários períodos e é no fim de cada ciclo que percebemos uma queda mais expressiva do cabelo, mas não se desespere, pois isso é supernormal. A preocupação deve existir se o cabelo não voltar a nascer. Nesse caso, procure um profissional e investigue a causa para encontrar a melhor solução.

*Matéria originalmente publicada na edição #232 da revista TOPVIEW.

In this article


Join the Conversation