Newstalgia: o conceito por trás da moda atual - TOPVIEW

Newstalgia: o conceito por trás da moda atual

Newstalgia: a releitura do passado e as ressignificações da moda. Confira nossa carta editorial da edição especial de moda

761 0
Compartilhe

Newstalgia, a reinterpretação do passado em uma edição especial sobre moda, como esta, que, afinal, seria naturalmente forte em tendências.

Mas, como reflete Marcos Novak, convidado da coluna de Marcos Bertoldi, é preciso ir além delas: “as coisas de qualidade realmente não têm época e não querem seguir o discurso das tais tendências já que encerraram uma linguagem estética desprovida de indagações”.

O que nós identificamos na feitura desta edição foi que a moda, para além das tendências, está apresentando indagações.

Autoquestionamentos sobre os padrões de beleza que impõem (como escreve nosso convidado, o beauty artist Marcos Duartte), sobre limites, bem como a ousadia de vestir o que se quer (como analisa nossa colunista Andrea Gappmayer).

Questionamentos a fim de descobrir o que são tendências (“seriam releituras?”, questiona nossa correspondente em Paris, Laura Kubrusly), sobre os impactos das redes sociais (na matéria de Greyci Casagrande), sobre as novas propostas de uma nova geração de designers (selecionados por Thaís Mota).

Enfim sobre igualdade, diversidade e consciência ambiental (como podemos vislumbrar no panorama de fashion weeks compilado por Gabriela de Lara).

Ao passo que a moda avança para questões do nosso tempo e que permeiam outras áreas, ela de fato continua a beber do passado. É o que chamamos de newstalgia: um sonho de outra época chega reencenado com a liberdade contemporânea. Assim é nosso editorial de moda, clicado pelo fotógrafo baseado em São Paulo, Ale Ruaro.

As amarras foram o ponto de partida desse editorial, mas finalizamos esta edição com um convite de liberdade. Boa leitura.

*Matéria originalmente publicada na edição 223 da revista TOPVIEW.

Leia mais:

Newstalgia: TOPVIEW volta aos anos 90 em novo editorial de moda

Neste Artigo


Converse com a Gente