New age: sobre envelhecer na moda - TOPVIEW

New age: sobre envelhecer na moda

As oportunidades no mundo da moda para mulheres e homens mais velhos prova que a beleza está presente em todos os momentos da vida, afinal, moda não é...

Compartilhe
new age

Hoje, a moda é eclética, seja em termos de estilo ou idade. E, quando falamos sobre de idade, podemos afirmar que o mercado acordou — ou está acordando — para esse público, que cresce cada vez mais com a expectativa de vida aumentando no mundo.

Muitas marcas têm apostado em estrelas do cinema e em modelos mais velhas para campanhas e desfiles de grandes marcas. Sim! Existe oportunidade para mulheres e homens, independentemente da idade. Esse movimento só prova que a beleza está presente em todos os momentos da vida, é só estar aberto para ver.

Dois exemplos são Grace Coddington e Carine Roitfeld, ambas com estilos bem diferentes e que são referências até hoje no mundo da moda. Não podemos deixar de falar também da nossa sempre Constanza Pascolato e da eterna Chanel, que tem diversas frases icônicas — eu particularmente gosto de uma que mostra a perspectiva dela sobre envelhecer: “Nada faz uma mulher ficar mais velha do que sua tentativa desesperada de parecer jovem.”

Seguindo essa afirmação da Chanel, acredito que precisamos aproveitar o presente, o hoje, a idade atual e todas as belezas que temos em cada época. Claro que é incrível ver mulheres fortes como Íris Apfel e Vivienne Westwood, com seus looks extremamente compostos e cheios de personalidade, mas também acho que é possível se ter muita atitude ao se usar uma camiseta e jeans, desde que aquilo seja sua verdade — e isso independe de quantos anos você tem.

“É lindo ver mulheres e homens mais velhos e bem vestidos cuidando de quem são, seja no corpo, na mente ou no look(…)”

O que eu sei é que, quanto mais velha fico, mais segurança tenho sobre minhas escolhas. Eu sei, por exemplo, o que me valoriza e o que realmente gosto. Claro que vai de cada um aceitar e descobrir a sua própria beleza, mas esse tipo de sentimento só a maturidade traz. Quanto mais sabemos sobre nós mesmos, mais conseguimos conquistar essa segurança. É lindo ver mulheres e homens mais velhos e bem vestidos cuidando de quem são, seja no corpo, na mente ou no look, porque moda nunca foi sobre idade e, sim, sobre comportamento.

Costanza Pascolato é um dos nomes mais influentes e respeitados do universo da moda. (Foto: divulgação)

*Matéria originalmente publicada na edição #232 da revista TOPVIEW.

In this article

Join the Conversation