Sustentabilidade na moda: o novo luxo da indústria fashion
O universo da moda sempre foi palco de tendências e movimentos que ditam o ritmo das passarelas, das ruas e do mercado. A cada ano, a sustentabilidade ganha mais destaque nas semanas de moda, sobretudo com peças de vestuário que apresentam inovações tecnológicas para propor soluções alternativas de matérias-primas de menor impacto ambiental.
LEIA TAMBÉM: Saben realiza bazar solidário nos dias 23 e 24 de maio
Para a marca de acessórios Luciano Pinheiro, a sustentabilidade é considerada um pilar essencial e está entrelaçada com sua história desde a fundação. Há quase uma década, a marca participa ativamente do projeto Conexão Criativa e Comercial do Inspiramais, projeto criado por Walter Rodrigues e Flávia Vanelli, que é uma feira para apresentar inovações em sustentabilidade e materiais.
Além disso, Luciano Pinheiro destaca o seu pioneirismo em criar produtos diferenciados, como a primeira juta tingida com pigmentos naturais para o mercado de moda e tecidos tingidos com pigmentos naturais.
“É um caminho a ser percorrido em conjunto entre a indústria têxtil, pesquisadores em ecologia e sustentabilidade, e o mercado. Ainda há muito a transformar, como ajustar os processos de fabricação, reaproveitamento e reuso. Uma saída é pensar a moda como um ecossistema onde tudo está integrado e que seu ciclo de vida deve ser menos danoso ao meio ambiente tanto no social, ambiental, cultural e econômico”, afirma o designer.
O fundador da marca ainda enfatiza que é preciso enxergar esses materiais com outros olhos, como uma chance para aguçar os sentidos, descobrir a sua beleza intrínseca, acessível e especialmente luxuosa. “Valorizar as marcas que utilizam insumos nacionais fortalece nossa identidade cultural e ressalta o valor estético, além da a qualidade premium, cultural e ambiental desses materiais”, completa.
A sustentabilidade na moda não é uma tendência passageira e está mais em alta do que nunca. Prova disso é que na edição mais recente do SPFW, marcas estreantes no evento chamaram atenção pelo seu compromisso com a produção de roupas sustentáveis. Este movimento não é apenas uma tendência passageira, mas sim uma mudança de paradigma na indústria da moda, na consciência e nos desejos de mulheres e homens, especialmente nos consumidores mais jovens.
Marcas como Luciano Pinheiro estão na vanguarda dessas iniciativas, criando um novo conceito de luxo, que valoriza o meio ambiente e conecta a cultura e as pessoas envolvidas em todo o processo de produção, convidando a todos para repensarem seus hábitos de consumo e a abraçarem uma moda mais consciente e sustentável.