Por dentro da Paris Fashion Week
O calendário de desfiles que passou por Nova York, Londres, Milão e, por fim, Paris chegou ao fim no dia 8 de março. E, acompanhando de perto as passarelas da capital francesa, pude concluir que a semana mais importante de moda fez história novamente! Apresentando as principais tendências de Outono/Inverno 2022 e 2023, os desfiles da PFW foram marcados por peças que exploram o corpo e looks repletos de sensualidade e conforto, item que veio para ficar no pós-pandemia.
Além das passarelas, o street style também virou um grande evento, com looks de personalidades como Kim Kardashian, Rihanna e Anitta sendo amplamente compartilhados no TikTok e no Instagram.
Confira a minha seleção do que foi, e continua sendo, tendência durante minha visita à cidade mais charmosa do mundo para cobrir a PFW!
BOTA OVER THE KNEE
As botas que vão acima do joelho voltaram com tudo nesta Fashion Week. O modelo foi adaptado para diversas tendências e para o estilo de cada marca. Um exemplo icônico foi a Chanel, com suas galochas over the knee. A peça também apareceu no desfile de Courrèges, Balmain, Coperni, Isabel Marant, Givenchy, Giambattista Valli e na coleção da Patou.
Durante as apresentações, foi perceptível a combinação da bota com saias e vestidos mais curtos (as minissaias dos anos 2000 estão de volta!), dando um toque mais sexy e moderno ao look.
SOBREPOSIÇÃO
Uma peça em cima da outra. Isabel Marant mostrou em seu desfile vestidos e saias com calça jeans. Já a Courrèges apostou em uma versão mais clássica, contrastando principalmente o couro com tecidos mais fluidos. Mais uma prova de que a moda do começo dos anos 2000 está mais forte do que nunca. E, como o desfile foi em pleno inverno europeu, a sobreposição foi uma boa tática para os dias de temperaturas baixas.
MUITO COURO
O couro foi, sem dúvidas, um dos tecidos que predominaram na PFW. E não pense que ele se traduziu apenas em jaquetas. Nesta temporada, o que chamou a atenção foram as leather pants, que prometem vir com tudo nas coleções outono/inverno no Brasil.
Marcas como Diesel, Gucci, Raf Simons e Coach mostraram inovações com recortes variados e silhuetas marcantes.
TRANSPARÊNCIA
Talvez essa seja a tendência que mais bombou nas passarelas. As peças foram bem variadas, indo do sexy ao romântico e da lingerie por baixo até os seios à mostra.
Rendas, materiais de plástico e muito brilho foram alguns dos itens que complementaram os looks – fica a dica para a sobreposição também – em desfiles como os de Valentino, Yohji Yamamoto, Eckhaus Latta, Fendi, Isabel Marant e Saint Laurent.
PLUMAS
100 anos depois… as plumas voltam ao glamour! Peça icônica dos anos 1920, a pluma foi o adereço escolhido por marcas como Prada e Louis Vuitton. Outro destaque foram os chapéus felpudos e as pelúcias nos calçados.
SPORTWEAR
Uma tendência que veio com a pandemia. Prezando pelo conforto acima de tudo, as peças de roupa mais esportivas apareceram reimaginadas em diversas passarelas da temporada de moda (destaque para a grife parisiense Botter). Seguindo o estilo old money, os looks buscaram inspiração em esportes como tênis, basquete e hipismo.
*Matéria originalmente publicada na edição #260 da revista TOPVIEW.