FASHION MODA

Paris Sneakers leva Balenciaga ao hype pela ousadia

Mais uma vez a marca de luxo espanhola Balenciaga gerou polêmica em cima de suas criações. Desta vez, os holofotes se voltaram para os “Paris Sneakers”, tênis com estética destroyed, cano alto e mule, que aparecem na campanha totalmente usados e envelhecidos – e prometem chegar às lojas no dia 16 de maio.

Bastou algumas horas após a divulgação, para que o mundo parasse para comentar a novidade da marca. Dentre as reclamações, o público viu a novidade como um gasto de dinheiro e uma vergonha para a Maison, afinal os tênis com direito a muitos furos estará disponível por US$ 495 (cerca de R$ 2,6 mil) o mule e o de cano alto por US$ 1,8 (cerca de R$ 10 mil).

De acordo com a marca, o intuito da campanha é criar tênis que sejam usados por uma vida toda. Apesar do escândalo, eles também afirmaram que os calçados super destruídos chegam às lojas apenas em tiragem limitadíssima, com 100 pares de cada modelo. E as versões “normais” chegam com uma tiragem maior. Críticas negativas ou não, a estratégia de marketing deu certo. 

O renascimento na direção criativa 

A verdade é que essa criação não é a primeira que divide opiniões sobre a Balenciaga. Desde que o inovador e ousado Demna Gvasalia assumiu a direção criativa da marca, em 2015, as criações não passaram despercebidas. 

Considerado o estilista do momento, o artista une alta-costura ao streetwear, e faz a indústria se moldar às suas necessidades, e não ao contrário. A abordagem antifashion é intencional e produz diversas contravenções e estranhamentos.

Dentre as mais diversas estratégias para colocar a Balenciaga no hype, Gvasalia apostou em unir a marca a diversos nomes influentes e únicos na moda, como Kim Kardashian, Rihanna e Justin Bieber.

Em 2021, Kim Kardashian fez uma aparição no Met Gala usando um exclusivíssimo vestido preto de alta-costura da Balenciaga com uma máscara e cauda, escondendo as feições e o físico da socialite. Pela primeira vez o anonimato de Kim foi mais comentado do que suas aparições. 

Metaverso

Além das mais diversas criações no mundo real, Demna Gvasalia também ousou no universo do Metaverso e dos games. Em 2020, a marca criou o “Afterworld: The Age of Tomorrow”, game que retratava um cenário fictício de 2031. Em setembro de 2021 a marca também fez uma coleção para o jogo Fortnite

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