O desafio de ser único: conheça as tendências das redes sociais
Era uma vez uma época em que a moda era regida por grandes ciclos, normalmente acompanhados por grandes mudanças sociais e/ou movimentos estéticos significativos. Não por acaso, conseguimos identificar tendências de acordo com as décadas: a cintura baixa dos anos 1920, as pinups dos anos 1950, as sobrancelhas finas dos anos 1970 e por aí vai. No entanto, um outro acontecimento marcante para a história da humanidade provocou uma quebra e tanto nessa linearidade: a chegada da internet e, principalmente, das redes sociais.
“As plataformas digitais são criadas para gerar engajamento – e o que vemos no Instagram são imagens que seguem um padrão estético ditado pelo consumo e pela necessidade de pertencimento.” — Rodolfo Ward
Não é incomum se deparar com incontáveis novas estéticas em apenas uma rolada no feed. “Cottagecore”, “CLT Core”, “clean girl”, “mob wife” são apenas alguns dos frutos do TikTok. Mas, em vez de perdurarem por uma década ou mais, esses movimentos não passam de um ano. O ciclo das tendências acelerou no mesmo ritmo do consumo de informações e, diante de tantas influências e em meio aos algoritmos, a maior dificuldade é encontrar a própria autenticidade.
Na moda contemporânea, a busca pela autenticidade tem se tornado um tema central, refletindo uma necessidade de equilíbrio entre a adesão às tendências globais e a preservação de uma identidade única.
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*Matéria originalmente publicada na edição #294 da TOPVIEW