FASHION MODA

Luxo na História: saiba tudo sobre a trajetória da grife YSL

O estilista de 21 anos jamais imaginou que se tornaria um gênio na História da Moda do século XX! Yves Saint Laurent começa sua trajetória na moda em 1957, quando apresentou uma coleção intitulada Trapézio, pela maison Dior. 

Discípulo de Christian Dior e nascido em Orã, na Argélia,  Yves Henri Donat Mathieu-Saint Laurent tinha 18 anos quando entrou na maison, onde ficou até 1960, quando foi convocado para prestar serviço militar na Argélia. 

Após a experiência no exército, Yves volta a Paris para retomar seu papel na moda francesa, ao lado de seu companheiro Pierre Bergé, em 1962. Visionário, o estilista sempre trabalhou em cima dos moldes modernistas, desenvolvendo roupas práticas, mas com linhas muito sofisticadas –  tendência que viria a marcar a moda nas décadas de 60 e 70. 

Influência das artes

Ainda na década de 70, o estilista foi responsável pela criação de figurinos para o cinema. Catherine Deneuve em A Bela da Tarde (1966) usou peças YSL super contemporâneas, incluindo saias mais curtas, que estavam entrando em voga.

História YSL
Catherine Deneuve. (Foto: reprodução)
História YSL
Catherine Deneuve em Belle de Jour, figurinos de Yves Saint Laurent. (Foto: reprodução)
História YSL
Yves Saint Laurent e Catherine Deneuve. (Foto: reprodução)

Além do cinema, as obras de arte também influenciaram o estilista. As pinturas de Mondrian e até mesmo os livros de Marcel Proust foram referências marcantes para o seu trabalho. 

História YSL
(Foto: reprodução)

Criações

YSL tornou-se conhecida em todo o mundo por seu refinamento e precisão da alta costura. Yves pretendia democratizar a indústria e, para isso, o estilista criou o Prêt-à-Porter, a moda feita industrialmente, que se caracterizava pelo bom corte e roupas sofisticadas e acessíveis ao público geral.

Uma grande realização de Yves foi a criação do Le Smoking, peça de caráter masculino adaptado às mulheres, o chamado “smoking feminino”. Isso foi relevante no que diz respeito ao comportamento da época, pois as mulheres começaram a usar calça comprida, o que a sociedade francesa rejeitava até então. Em 1970, Yves Saint Laurent lançou a sua primeira coleção masculina.

Mesmo após a morte do gênio, em 2008, a grife Saint Laurent conserva sua contemporaneidade. Hoje, a maison apresenta uma proposta atemporal com detalhes inspirados em uma alfaiataria moderna, silhuetas sedutoras e estampas exóticas.

Deixe um comentário