Jonathan Anderson estreia com primeiro desfile masculino da Dior em Paris
Nesta sexta-feira (27), a Paris Fashion Week foi palco de um momento histórico: Jonathan Anderson, novo diretor artístico da Dior, apresentou sua primeira coleção masculina à frente da maison francesa. O desfile, realizado no Hôtel des Invalides, marcou uma nova era para a Dior, e não decepcionou quem esperava originalidade, teatralidade e sofisticação irreverente.
Anderson trouxe à passarela uma proposta que flerta com o absurdo chique e o clássico desconstruído. Modelos surgiram com fraques usados diretamente sobre a pele, sem camisa, combinados com gravatas borboleta. Outros usaram casacos e camisas sobre jeans desbotados, enquanto acessórios como cachecóis eram amarrados na cintura como cintos.
LEIA TAMBÉM: Converse e Ader Error lançam coleção que mistura funcionalidade e estética urbana
A peça que mais chamou atenção foi uma bermuda cargo oversized rosa vibrante, repleta de bolsos e camadas, em uma releitura utilitária com acabamento de alta-costura. O desfile também apostou em sapatos de estilo pescador com meias brancas, camisas abertas e, em alguns casos, apenas cuecas boxer, em looks conceituais e provocativos, marca registrada de Anderson.

Nas redes sociais, Anderson já havia dado pistas da narrativa com vídeos enigmáticos, incluindo um clipe em que o astro do futebol Kylian Mbappé aparece ajustando sua gravata desajeitadamente. Além de revelar como parte do moodboard ícones da cultura como Jean‑Michel Basquiat e Lee Radziwill fotografados por Andy Warhol. A mistura entre cultura pop, códigos clássicos da masculinidade e subversão estética foi o fio condutor da coleção.
Estiveram na estreia do estilista norte-irlandês presentes nomes como Rihanna, Pharrell Williams, Robert Pattinson, Donatella Versace e Daniel Craig.
A coleção marca também a primeira vez que a Dior é comandada por um único diretor criativo responsável pelas linhas masculina, feminina e de alta-costura, algo inédito desde a fundação da marca por Christian Dior em 1947.
Originário da Irlanda do Norte, Anderson já coleciona conquistas na sua passagem pela Loewe, transformando a marca espanhola em uma referência global e aumentando seu faturamento de €230 mi para €1,1 bi entre 2014 e 2024.
*Matéria feita sob supervisão da jornalista Ananda Oliveira.