As bolsas brasileiras que brilharam na SPFW N59
Na edição que inicia a comemoração dos 30 anos da São Paulo Fashion Week (SPFW), outros fatos também fazem parte do evento. Primando pelo design autoral e pela produção nacional de alta qualidade, a marca de bolsas Guarda Mundo participa pela primeira vez da SPFW ao completar 15 anos de existência – e a ocasião não podia ser melhor: a etiqueta comemora a data lançando uma collab de bolsas com um dos criadores mais festivos e glamourosos da moda nacional: Walério Araújo.
A Guarda Mundo tem como sócias sua diretora criativa Nicole Malo e Viviane Luppi, à frente da administração. A marca nasceu em 2010 da paixão de Nicole pelo design e pela liberdade inventiva. Desde a infância, ela acompanhava a avó nas idas a lojas de tecido e cresceu aprendendo a transformar ideias em realidade. A herança de criatividade e a busca por inovação culminaram no nascimento da Guarda Mundo, etiqueta brasileira que redefine a maneira de fazer bolsas.
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A marca chega até aqui respaldada pelo histórico consistente de Nicole na moda e no design: formada na área, ela trabalhou com estilistas renomados e participou de editoriais para títulos de referência em moda, como Vogue e L’Officiel. Seu interesse pelo ofício a levou além, e Nicole passou uma temporada em Londres para se aprofundar em criação de imagem e styling de moda, além de seguir um curso de fashion business, no prestigioso Central Saint Martins College of Art and Design.
A expertise da Guarda Mundo são bolsas de couro personalizadas, que se destacam pelo design autoral e atemporal, alta qualidade e apuro máximo em cada detalhe da produção. São peças feitas para durar, com foco na versatilidade e individualidade, permitindo inúmeras combinações através de partes intercambiáveis — para, como o próprio nome diz, guardar tudo que faz parte do universo de quem usa.
Essa abordagem única de criação e produção surge do vínculo entre os três pilares da Guarda Mundo: design autoral, personalização e sustentabilidade. O design vai além das tendências passageiras. Cada bolsa é cuidadosamente desenhada para unir contemporaneidade e sofisticação, com uma estética que reflete autenticidade e inovação. A singularidade do produto também passa pela personalização – a magia da Guarda Mundo está neste elemento. A construção das peças é engenhosa, permite a troca de tampos e a criação de combinações exclusivas. E, para tornar cada item cada vez mais uma extensão da personalidade do cliente, a marca oferece gravação de nomes ou iniciais.
A sustentabilidade está no compromisso da marca com práticas éticas em cada etapa do processo de produção. A Guarda Mundo utiliza couro proveniente de sobras da indústria alimentícia, rastreável por seu ID, legítimo e certificado, e trabalha com oficinas em São Paulo. O foco é garantir que cada produto seja feito com respeito ao meio ambiente e a todos os envolvidos na cadeia produtiva.
A Guarda Mundo coloca as bolsas como mais que acessórios, e sim como uma expressão de estilo, propósito e história – elas carregam em si a essência da liberdade criativa que define a marca e a jornada de quem as utiliza.
Mundo WA: exageradamente brasileiro
Para tornar ainda mais sólido o posicionamento da Guarda Mundo como marca de design autoral na moda brasileira, a etiqueta celebra seus 15 anos de existência adentrando um mundo mais brasileiro e festivo impossível: o universo do estilista Walério Araújo. Comemorar este marco com estreia na passarela da SPFW N59 no dia 10 de abril, edição que inicia as comemorações dos 30 anos da semana de moda que concentra os grandes momentos da história da moda no Brasil, e ao lado de um de seus maiores personagens, comunica que a marca quer afirmar a maturidade de seu DNA ao mesmo tempo em que busca ampliar horizontes a partir deste momento.
A collab Mundo WA nasce da fusão de dois mundos criativos contrastantes e complementares: de um lado, o design minimalista, modular e sofisticado da Guarda Mundo; do outro, a exuberância colorida, irreverente e glamourosa de Walério Araújo. O mote da coleção é Exageradamente Brasileiro, e a brasilidade desse encontro está no design e na produção prioritariamente nacionais da Guarda Mundo e nas referências culturais brasileiras do repertório de Walério, sejam elas regionais ou pop.
Com a ousadia de Walério Araújo e a essência autoral da Guarda Mundo, essa collab nasce onde a alegria vira linguagem e o excesso vira expressão. Inspirada pelo calor do Carnaval, pelas cores das ruas do Brasil e por um espírito livre que transforma o cotidiano em festa, a coleção traz bolsas exuberantes, feitas para marcar presença. Assim como as peças de Walério se transmutam na passarela, para demonstrar as múltiplas faces de uma mesma personalidade, a possibilidade de articular os elementos de uma peça da Guarda Mundo de diferentes formas pensando em momentos, ocasiões e humores diversos reafirma as bolsas da marca com um item que acompanha a transformação de quem as usa.
A linha não pede licença: os itens carregam brilho, irreverência e alma, com afeto, criatividade e liberdade em cada detalhe. Mundo WA é uma ode ao exagero que liberta – ao se vestir sem medo de ser demais e, assim, ser quem se é. Esta coleção, junto com outras linhas, começa a ser vendida numa iniciativa especial que acontece na Galeria Metrópole, no centro de São Paulo, entre os dias 11 e 13 de abril.