FASHION MODA

O insubstituível é diferente

Muitos estilistas fizeram parte da história da moda. No entanto, poucos se tornaram insubstituíveis

A sociedade e a moda se entrelaçam desde o início dos tempos. Também vista como uma forma de expressão, a moda conta muita história e teve papéis importantíssimos para a construção da sociedade ao longo dos anos.

Com isso, diversos designers de marcas renomadas foram vanguardistas e não só criaram peças que até hoje fazem parte dos guarda-roupas e closets das pessoas como, também, foram ferramentas importantes na mudança do com-
portamento das pessoas.

Com tantas histórias, é claro que a indústria cinematográfica não deixaria de contá-las. Por isso, a TOPVIEW fez uma seleção de filmes e documentários de designers e marcas de luxo que marcaram toda a sociedade.

Coco antes de Chanel

“Para ser insubstituível, é preciso sempre ser diferente”, disse Coco Chanel. Estrelado por Audrey Tautou – atriz que ficou conhecida pelo seu papel em O Fabuloso Destino de Amélie Poulain –, a produção conta a história da famosa
estilista francesa Gabrielle “Coco” Chanel. O filme mostra a trajetória desde sua infância, que foi muito pobre, até a criação de um império da indústria da moda.

Onde assistir: Apple TV+.

Yves Saint-Laurent 

Considerado um dos maiores estilistas do mundo, YSL teve sua vida retratada em um filme de Jalil Lespert feito em 2014. Tomando como base o livro Cartas a Yves, de Pierre Bergé, marido do estilista, o diretor remonta o início da
carreira do designer, na década de 1950, e segue até os anos 1980.

Onde assistir: Google Play.

Lagerfeld Confidential

O inconfundível Karl Lagerfeld, falecido em 2019, deixou sua marca no mundo da moda e também no documentário de Rodolphe Marconi, de 2017. “A moda é efêmera, perigosa e injusta”, diz o estilista em seu retrato mais íntimo captado pelo cinema.

Onde assistir: Google Play.

Dior e Eu

Do documentarista Frédéric Tcheng, a produção faz referência à autobiografia que Christian Dior escreveu antes de morrer, em 1957, intitulada como Dior & Dior. O documentário mostra quando o estilista belga Raf Simons assumiu o posto criativo da marca. O impressionante é que ele tem apenas oito semanas para conceber e realizar o seu primeiro desfile na label.

Onde assistir: Apple TV+.

Made in Milan

Dirigido por ninguém menos que Martin Scorsese, o filme de 1990 conta a história de Gianni Versace, fundador e dono da Versace – assassinado em 1997. No curta-metragem, o então atual estilista da maison – que depois do trágico assassinato foi comandada pela irmã de Gianni, Donatella Versace – está se preparando para um desfile, no qual discute sobre ideias de moda, sua história familiar e a cidade de Milão.

Onde assistir: Google Play.

O Império de Pierre Cardin

Ícone da moda, o estilista tem sua vida pessoal e sua carreira retratada nessa obra. Com direito a uma entrevista do próprio estilista, que faleceu em 2020, o material tem como intenção dar mais destaque à carreira e à sua importância para a moda.

Onde assistir: Apple TV+.

*Matéria originalmente publicada na edição #270 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário