FASHION MODA

FENDI Baguette ‘hand in hand’ chega em Madagascar e se une a Made For A Woman

A FENDI tem o orgulho de apresentar a nova Baguette “Hand in Hand”, de Madagascar, criada em parceria com a Made For A Woman, projeto de empreendedorismo social, socialmente responsável, liderado por mulheres, dedicado a capacitar artesãs de Madagascar.

LEIA TAMBÉM: Criações minimalistas e ousadas marcam o alto-inverno da St. Trois moda em couro

Madagascar, Made For A Woman – FENDI Baguette hand in hand (Foto: divulgação)

Lançada na Itália em 2020 e expandida para EUA, Japão, China, Madagascar e Escócia, a FENDI “hand in hand” é uma parceria entre a FENDI e artesãos locais e destaca a Baguette – desenhada por Silvia Venturini FENDI, Diretora Artística de Acessórios e MOda Masculina, em 1997 – como um ícone da Maison e uma tela reconhecível para transformação. A iniciativa convida um grupo diversificado de ateliês e oficinas para interpretar a Baguette, aplicando o artesanato local para transformá-la em uma verdadeira obra de arte. Acima e além da criação de produtos artesanais FENDI, “hand in hand” estabelece uma forte rede de relações humanas e é um passo crucial na preservação e transmissão do artesanato, criatividade e savoir-faire destes artesãos em todo o mundo.

A Baguette Madagascar “hand in hand”celebra a experiência artesanal da Made For A Woman, interpretando o design tradicional malgaxes em um intrincado padrão de pontos diferentes. O nome “hand in hand”, na verdade, representa o encontro das mãos dos artesãos com as mãos dos artesãos da FENDI, dando vida a uma colaboração única que promove o empoderamento social.

Essa Baguette exclusiva é feita a partir de ráfia de origem local, proveniente de uma palmeira endêmica de Madagascar. O resultado é um material flexível e duradouro, cortado em tiras extremamente finas e depois tecido à mão usando três técnicas diferentes. O corpo da bolsa é composto por quatro diferentes tipos de quadrados de crochê amarrados entre si, delineados por rafia tricolor tecida, que se desdobra em bordas franjadas. Uma trança de macramê percorre a peça, continuando na aba e alça, e é adornada com belas contas de cornalina. O vermelho profundo desta pedra semi preciosa sugere o outro nome de Madagascar, muitas vezes referida como “Ilha Vermelha”. A fivela é em metal dourado com uma cornalina no centro.

A visão da Made For A Woman ressoa profundamente com os valores que impulsionam o projeto “hand in hand” e com a dedicação da FENDI à excelência e inovação. Com um ateliê em Antananarivo, o projeto emprega mais de 350 artesãs, que criam peças excepcionais e ao mesmo tempo defendem o empoderamento feminino. Made For A Woman é certificada pela Organização Mundial do Comércio Justo desde 2022 e traz avanços significativos na comunidade através de iniciativas alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, entre eles programas de saúde e bem-estar, oficinas de capacitação de artesãs, políticas de discrimina’~ao zero, medidas de proteção infantil e de justiça ambiental.

Além da Baguette “hand in hand “, a FENDI trabalha em conjunto com a Made For A Woman na criação de uma versão em tecido de ráfia da Roll Bag, presente na coleção Verão 2024.

Deixe um comentário