Eternize o vestido de debutantes! Cuidados essenciais para preservar tecidos nobres
Roupa suja se lava em casa? Nem sempre! Depende da peça. Se for um vestido de debutante, por exemplo, aí é que não se lava mesmo. De acordo com Birgit Marsili, sócia da Lavoutique Lavanderia & Costura, vestidos de festa exigem um cuidado especial na hora da higienização.
“Cada tecido e pedraria requer um tratamento diferente. Isso define o tipo de produto que será utilizado e qual a lavagem e secagem adequada para a peça. Temos a preocupação e o cuidado para não quebrar as fibras do tecido e nem comprometer os detalhes do vestido”, explica.
Em Curitiba, setembro é o mês das festas de debutantes e os dois principais bailes acontecem no Graciosa Country Club e no Clube Curitibano, nos dias 23 e 30, respectivamente. Ambos os clubes reúnem centenas de jovens em festas luxuosas e repletas de magia.
LEIA TAMBÉM: Sweet 15: Tiffany & Co. recebe debutantes curitibanas
O momento tão aguardado exige inúmeros preparos e, um deles, é a escolha dos vestidos. As debutantes utilizam duas ou três peças durante a comemoração: um vestido mais simples para a recepção e o jantar, um para a valsa com o pai, padrinho ou príncipe e ainda podem usar um terceiro para o momento mais divertido, a “balada”.
A escolha do vestido de debutantes
Muitas jovens optam por comprar o vestido e eternizar o momento. Seja alugado ou comprado, cada vestido exige atenção especial depois de uma noite de curtição.
Quais os cuidados para preservar os vestidos de festa?
Seda, seda pura, chantum de seda e zimbelini estão entre os tecidos preferidos para serem usados nos vestidos de festas, mas são materiais que precisam de muito cuidado no momento do tratamento.
Isso porque o grande volume de água e a alta centrifugação fazem com que as fibras têxteis se rompam, podendo gerar desfiados, além de exigirem produtos específicos na hora do tratamento.
As peças fazem parte da noite, do conjunto da festa e são escolhidas com muito carinho e atenção pelas meninas. Porém, enquanto comemoram seus 15 anos, as homenageadas podem passar por momentos indesejados, como derrubar uma bebida no vestido, ter um chiclete grudado na barra da vestimenta ou se deparar com outras sujeiras comuns nesses eventos.
Mas, o que fazer para manter a peça livre das ações do tempo? Como higienizar o vestido?
Ainda de acordo com Birgit Marsili, tentar remover as manchas durante a festa pode ser fatal para a vida útil dos vestidos.
“Produtos como detergente ou sabonete líquido encontrados facilmente nos banheiros alteram a estrutura da mancha o que pode prejudicar a remoção posteriormente e também comprometer o tecido. Se for para passar algo, passe um pano limpo, sem água ou qualquer outro produto”, acrescenta.
Atenção para lavagem de vestido com pedrarias!
Outros detalhes que precisam ser considerados na hora do tratamento da peça são as pedrarias e apliques dos vestidos. No momento da higienização é necessário analisar a composição de cada item.
Algumas peças plásticas, por exemplo, não podem ser lavadas a seco. Os vidrilhos e o strass são colocados de diferentes formas nos vestidos, podendo ser bordados ou colados, o que altera a forma de higienização.
Cuidados na hora de secar e guardar os vestidos
O sol é o nosso secador natural de roupas, não é? Mas, no caso dos vestidos, pode não ser uma boa ideia. Isso porque cada tipo de tecido exige uma temperatura adequada para secagem, bem como a temperatura correta para passar.
Alguns tecidos não podem ser passados com o ferro muito frio ou muito quente e outros exigem (ou não) o uso do vapor.
Antes de guardar, é preciso lavar. Essa é a regra! Isso porque sempre ficam resíduos de sujeira e isso pode gerar manchas amareladas que são as mais difíceis de serem removidas e, em alguns casos, não saem.