FASHION MODA

Conheça as brasileira que comandam a moda

Nomes brasileiros que perpassam fronteiras

Quando se trata de mercado fashion, as empreendedoras brasileiras de moda levam o nome do país para além das fronteiras.

Anna Carolina Bassi: empreender com estilo e elegância

A empresária por trás da marca que conqusistou o Brasil

Anna Carolina Bassi sempre esteve imersa no universo fashion. Filha dos fundadores de uma marca de moda, cresceu respirando moda e aprendendo sobre o mercado desde cedo. No entanto, sua trajetória profissional foi marcada por escolhas ousadas e momentos decisivos, que a levaram a construir o seu próprio império. Em 2014, Anna tomou a decisão de sair do negócio familiar e criar a Carol Bassi, ao lado de seu marido e sócio, Caio. “Foi um passo muito grande e importante, porque ali comecei algo totalmente meu, com a minha identidade e minha visão”, relembra. A marca não demorou para se tornar referência no mercado de moda feminina premium no Brasil e conquistar uma fiel comunidade de admiradoras.

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Um outro momento decisivo mais recente foi a mudança da loja dos Jardins para a flagship no Shopping Cidade Jardim. “Não foi  só uma mudança de espaço, mas também uma mudança de fase na minha carreira”, conta. A transição marcou um novo capítulo de expansão para a marca, que, hoje, conta com seis lojas espalhadas pelo Brasil.

A Carol Bassi conquistou o Brasil com elegância e autenticidade. (Foto: divulgação)

Empreender na moda brasileira, no entanto, envolve outros desafios. “A indústria têxtil aqui não se desenvolveu tanto quanto em outros países, e acabamos dependendo muito de produtos importados”, analisa. Ainda assim, Anna acredita no potencial criativo do país. “A gente tem uma capacidade de reinvenção incrível, e isso é o que torna a moda no Brasil tão especial.”

Entre as maiores conquistas de sua carreira, ela destaca a formação de um time sólido e alinhado com a sua visão. Mas um dos maiores marcos foi a venda da marca para o maior grupo de moda da América Latina, um reconhecimento do trabalho e da trajetória construída ao longo dos anos.

Anna Carolina Bassi transformou sua paixão pela moda em um império fashion. (Foto: divulgação)

Para outras mulheres que desejam empreender na moda, Anna compartilha um conselho valioso: “O tamanho do sonho precisa estar alinhado ao tamanho do esforço diário que será necessário para torná-lo realidade.” E reforça: “Seja obstinada em relação aos seus sonhos. Sem paixão e dedicação, não há como alcançar os objetivos.”

Cris Barros: intuição para o mundo da moda

Uma jornada autêntica que marca o mercado fashions nacional e internacional

Criatividade, visão estratégica e paixão pelo que faz. Foi assim que Cris Barros construiu sua marca, tornando-se uma das estilistas mais influentes do Brasil – e fora dele. Fundada em 2002, a marca homônima consolidou-se ao apresentar ao mercado um estilo singular, que mistura leveza e sofisticação, sempre homenageando a feminilidade de forma autoral e atemporal.

Cris Barros transformou sua paixão pela moda em uma marca autoral e atemporal. (Foto: divulgação)

Desde o início, Cris sempre seguiu sua intuição. “A criação da minha marca foi um passo decisivo, permitindo expressar minha visão e identidade, seguindo minha intuição, e mudou a minha vida!” Ao longo da trajetória, muitos momentos marcaram sua história, como a entrada da marca na icônica loja Colette, em Paris, e a inauguração de seu novo ateliê. A expansão para o grupo SOMA, agora Azzas 2154, também simboliza sua visão de crescimento e inovação.

Empreender na moda, no entanto, não é só sobre inspiração. “Conciliar a criatividade com a gestão empresarial exige equilíbrio e dedicação”, explica Cris. “Em 23 anos de empresa, encontramos vários desafios, mas nunca perdemos a confiança de que tudo daria certo.” A capacidade de adaptação foi essencial para manter a marca relevante em um mercado dinâmico sem perder sua essência.

São mais de duas décadas de inovação sem perder a essência. (Foto: divulgação)

Para Cris, a autenticidade é o segredo do sucesso. “Sigam sua intuição e seus valores, pois a autenticidade é fundamental.” Além disso, ela enfatiza a importância de investir em conhecimento, planejar estrategicamente e cultivar uma rede de apoio. “Ninguém faz nada sozinho!” E, para enfrentar os desafios do empreendedorismo, uma dose de leveza é essencial. “Podemos fazer tudo com mais leveza que funciona também”, brinca.

*Matéria originalmente publicada na edição #298 da TOPVIEW

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