#Comfy: o confortável está na moda
A moda comfy, como é conhecida a tendência do uso de tecidos macios, leves e sem adereços que possam incomodar ao vestir, tem ganhado cada vez mais adeptos entre aqueles que prezam pelo estilo, sem deixar de lado o conforto. O estudo Beauty & Fashion Trends, divulgado pelo Google, provou o aumento na busca por conforto, com as pesquisas por “pijama para usar todo dia” subindo mais de 1000% YoY (ano a ano)
No Brasil, algumas marcas nasceram com esses pilares de trazer mais conforto para a rotina das pessoas, como é o caso das fashiontechs Linus, criadora da primeira sandália vegana de plástico nacional, e Ava Intimates, que desenvolve pijamas e lingeries exclusivos, com estampas autorais e grade de tamanho inclusiva. Ambas as marcas cresceram muito na pandemia, quando as pessoas passaram a buscar online roupas e sapatos que não deixassem o conforto e o estilo de lado, mas que permitissem transitar por todos ambientes, da padaria ao escritório sem perder o lifestyle.
Enquanto a fashiontech Linus cresceu 700% na pandemia, a AVA Intimates cresceu 85% com a venda dos pijamas, que se tornaram o principal produto da marca, ultrapassando a venda de lingeries. O crescimento continua acelerado, no último ano, a Linus cresceu 400%, enquanto a AVA cresceu 60%.
Na recente semana de moda de Milão e Paris, muitos estilistas trouxeram peças que carregavam inovação sem deixar de lado o conforto das roupas. Entre elas, a Gucci trouxe duplas de gêmeos idênticos compartilhando a mesma peça na passarela, desfile que questionou a identidade das roupas iguais.
Para além da tendência, o estilo carrega o estímulo a autenticidade, autocuidado e bem-estar. “A moda permite que possamos usar e vestir o que nos deixa mais felizes. Na Ava, temos como um dos nossos principais pilares o conforto. A lingerie é a primeira peça que fica em contato direto com o corpo, de nada adianta a moda avançar, se não pudermos estar confortáveis, a moda precisa permitir essa associação”, ressalta Letícia Correia, CEO e fundadora da AVA Intimates.
“Conforto sempre foi uma premissa na hora de me vestir e essa foi justamente uma das razões pela qual eu criei a Linus. Se vestir de forma confortável dentro de um estilo que te agrada é uma maneira de expressar sua autenticidade: é, literalmente, buscar bem-estar por meio das roupas e calçados”, argumenta Isabela Chusid, CEO e fundadora da Linus.