EXCLUSIVO: Carol Bassi relembra sua história em comemoração aos 10 anos de marca
Fundada em março de 2014, a Carol Bassi, marca criada e liderada pela empresária e estilista Anna Carolina Bassi, comemora uma década de sucesso. A grife, que leva não só o seu nome, como também o seu DNA, hoje é referência de uma moda atemporal, sofisticada e de alta qualidade no mercado brasileiro.
Para comemorar a primeira década da marca homônima, Carol preparou uma coleção especial, trazendo uma releitura de 10 peças icônicas dos últimos 10 anos da CB. Entre elas está o famoso casaquete e o primeiro vestido de lurex, que surgirão repaginados para compor essa coleção nostálgica. As peças serão lançadas mensalmente, de março a dezembro, em uma campanha estrelada pela modelo Isabella Fiorentino.
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A mulher por trás da marca
Carol Bassi sempre teve a moda como algo muito presente em sua vida. A estilista iniciou a sua trajetória na Guaraná Brasil – rede de moda feminina fundada pelos seus pais –, acompanhando os negócios de perto. Aos 40 anos, com o apoio de seu marido, Caio Campos, Carol lançou sua primeira coleção há exatos 10 anos em um pequeno corner no fundo da loja de sua família.
A marca teve um crescimento rápido entre as fashionistas de São Paulo, conseguindo inaugurar a sua primeira loja no ano seguinte e a sua primeira flagship no ano de 2019. Adquirida pela Arezzo&Co, em 2021, por R$180 milhões, a marca manteve Carol na direção da CB, o que levou a grife a uma expansão nacional e ao lançamento do e-commerce em 2022.
Em paralelo ao sucesso da marca, a estilista foi conquistando um espaço como influenciadora. Com a principal missão de incentivar o empreendedorismo feminino e fazer com que as mulheres olhem para elas mesmas com mais confiança, Carol possui mais de 400 mil seguidores nas redes sociais.
Hoje a CB conta com 6 unidades – 1 flagship em São Paulo, 2 lojas no Rio, 1 loja em Curitiba, 1 loja em Belo Horizonte e 1 futura loja que abrirá em maio, em Goiânia.
Confira a entrevista exclusiva com Anna Carolina Bassi, fundadora da Carol Bassi Brand
TOPVIEW: como surgiu a ideia de criar a sua própria marca?
Carol Bassi: A moda sempre esteve presente em minha vida. Meus pais fundaram a Guaraná Brasil nos anos 80, e era em meio aos rolos de tecido que, ainda criança, tenho minhas lembranças naquele ambiente que para mim era um universo lúdico até então. Aos 40 anos, passava por uma fase delicada na minha vida, não me sentia completa. Resolvi montar a Carol Bassi no fundo da loja dos meus pais, muito incentivada pelo meu atual marido [Caio Campos, hoje sócio também na CB]. A gente não tinha nada, apenas um mesmo sonho e a mesma vontade de criar uma marca de moda que fosse atemporal, queria ser dona da minha história, da minha vida financeira e das minhas escolhas. Tínhamos quatro araras, uma mesa no meio e muita vontade de trabalhar. Fizemos uma coleção de 20 itens. E as coisas foram acontecendo de uma maneira muito orgânica, natural. As coisas foram acontecendo e de repente me vi em uma única loja com um faturamento muito maior que a rede inteira dos meus pais. Hoje são 10 anos de CB e muita história, pertencente a maior plataforma de moda do Brasil com a fusão da Arezzo & Co e Grupo Soma.
Ao longo dos 10 anos da CB, quais foram os momentos mais significativos para você?
C.B: O primeiro deles com certeza nossa primeira coleção há 10 anos, com apenas 20 itens, pois por meio dela criamos as peças ícones, como o casaquete – hoje reeditado para nossa coleção ÍCONES 10 ANOS em comemoração à nossa primeira década. Também considero um marco a abertura da nossa primeira flagship no Shopping Cidade Jardim em 2019, onde a família Auriemo acreditou em nossa marca com um convite tão especial nos tornando uma das lojas âncoras do shopping. E não poderia deixar de fora o momento de aquisição da CB pelo Grupo Arezzo em 2021 no valor de R$180 milhões, o que tornou a CB um case de marca de expansão nacional. Ainda com o Grupo Arezzo também concretizamos nosso sonho em ter e-commerce próprio. E hoje a CB faz parte da maior plataforma de moda da América Latina na fusão da Arezzo & Co com o Grupo Soma.
Quais as inspirações por trás das coleções?
C.B: As minhas inspirações vêm de um olhar atento e curioso do meu mundo atual, das minhas viagens, da moda da rua, dos locais que frequento, de filmes, séries que devoro nos meus momentos de lazer, das exposições de arte que eu visito mundo afora. Tudo me inspira e me traz um desejo por alguma cor nova, alguma silhueta que eu não tenha ainda experimentado, um look diferente que eu achava que não era para mim e por aí vai. Para a nossa coleção ÍCONE 10 ANOS, mergulhamos em nosso próprio acervo e trouxemos um novo olhar para nossas peças icônicas e trazê-las para o momento atual, ou seja, uma releitura única e diferente do jeito CB de ser.
Como você vê a evolução da marca ao longo desses 10 anos?
C.B: A Carol Bassi se diferencia por sua moda atemporal e também pela escolha de matérias-primas nobres e o processo rigoroso de fabricação, entregando um produto diferenciado, para mulheres que não buscam tendências da moda, mas sim peças geracionais. Além das peças, acredito muito que o nosso diferencial está em toda a experiência que proporcionamos às clientes CB, desde o momento em que elas entram na loja todos os detalhes, desde a embalagem, são pensados para uma melhor experiência de compra. A CB, desde o seu primeiro dia, mantém uma relação próxima com suas clientes e me sinto extremamente honrada em fortalecer essa comunidade de mulheres que são fãs do nosso trabalho e que se sentem inspiradas e empoderadas ao mergulharem em nosso universo CB.
Quais conselhos você daria para mulheres que querem seguir uma carreira empreendedora na indústria da moda?
C.B: A liderança feminina é uma ferramenta de transformação. Quanto mais as mulheres ocuparem novos espaços, mais irão inspirar e incentivar outras nessa caminhada. Na CB já estamos no caminho certo, e queremos desenvolver nosso time para que possam evoluir e se aperfeiçoar em suas carreiras no macro. É ter muitas de nós, em todos os espaços, para nos inspirarmos todos os dias, a fim de fomentar a liderança feminina em todos os espaços. Também acredito muito em manter-se fiel aos seus valores, trabalhar em sintonia com sua equipe, pois ninguém faz nada sozinho. É preciso evoluir e melhorar sempre.
Quais são os seus objetivos para o futuro da marca?
C.B: Tenho mais dois anos de contrato com o Grupo Arezzo, e agora com a fusão [Arezzo & Co + Grupo Soma] nos tornamos um grupo potente, e sei que muitas coisas boas sairão disso. Temos as novas aberturas da CB, Goiânia inaugura em maio, e estamos a todo vapor com nosso processo de expansão. Tenho planos de conseguir levar a CB para todas as regiões do país e também conhecer e me envolver de perto com as mulheres brasileiras de diversos sotaques. É meu sonho ver a marca que carrega o meu nome e a minha energia ganhando o nosso país.
*Matéria feita por estagiária, sob supervisão da repórter Ananda Oliveira.