Surrealismo e inovação: Schiaparelli e Iris Van Herpen abrem a temporada de Alta-Costura Inverno 2025
A Semana de Alta-Costura Inverno 2025 começou em Paris revelando mais do que roupas: as passarelas se transformaram em narrativas visuais repletas de referências históricas, inovações tecnológicas e interpretações artísticas sobre o corpo, o tempo e a estética. A seguir, veja os principais destaques dos dois primeiros dias de evento.
Schiaparelli
O desfile de abertura, assinado por Daniel Roseberry, explorou a fusão entre passado e futuro: corsets, saias com “bustle” e laços vintage dos anos 1930/40 foram combinados a silhuetas angulares modernas.
Bordados elaborados, texturas contrastantes em preto e acessórios com inspiração em “Metrópolis” e “Blade Runner” deram tom de drama futurista a uma proposta barroca.
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Iris Van Herpen
A estilista holandesa apresentou criações aquáticas e sensoriais: os vestidos em seda e organza evocavam algas e corais, com um destaque arrebatador, um modelo batizado de “Visão Viva”, iluminado por 125 milhões de algas bioluminescentes encapsuladas em gel e água-marinha, que brilham conforme o movimento. Seus fluidos e formas orgânicas criaram uma sensação hipnótica de imersão no oceano.
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Rahul Mishra
O designer indiano trouxe à passarela uma narrativa emocional: inspirado nos “sete estágios do amor”, mistura bordados de corações metálicos, transparências e formas próximas aos quadros de Klimt, como “O Beijo” e “Morte e Vida”. Vestidos com tecidos translúcidos representaram momentos como a redenção.
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Julie de Libran
A estilista celebrou o atemporal com silhuetas que dialogam com tecidos de interiores antigos (como era feito em Veneza), corsets e referências a vestuário de época, combinando romantismo e trabalho artesanal refinado.
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Giambattista Valli
Apresentado de forma intimista, o desfile foi uma “paisagem romântica de ninfas e musas”, com laços volumosos, tons pastel, formas suaves e uma suspensão da rigidez estrutural, resultando em composições fluidas e femininas.
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Chanel
A maison apresentou sua última coleção do estúdio interno antes do desembarque de Matthieu Blazy. No íntimo Salon d’Honneur do Grand Palais restaurado, as peças exploraram variações tonalizadas de tweed em marfim, bege e marrom, com um vestido prateado e uma jaqueta bomber amarela com gola feather , um contraste discreto e sofisticado.
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