FASHION MODA

A moda como reflexo da vida

A moda é muito mais que roupas, ela é uma forma de comunicação em sociedade

A moda é uma expressão da cultura, valores e costumes de uma sociedade. Se voltarmos aos primórdios, a vestimenta era uma forma de proteger o corpo contra o frio, o sol e outras intempéries climáticas.

Quando o conceito de moda passa a fazer parte da sociedade, se coloca como uma forma de diferenciar nobres de vassalos, como o retrato de uma classe social. Damas da sociedade com seus pesadíssimos vestidos enquanto os trabalhadores braçais com roupas que apenas deveriam durar bastante, sem nenhuma preocupação com a estética.

O mundo mudou e a moda é, cada vez mais, um retrato de nossa sociedade e, por isso, deve se adaptar às constantes e drásticas mudanças no comportamento das pessoas e dos consumidores.

Um forte movimento visto no mercado de moda foi o fast fashion: roupas com preços baixos, pouca qualidade e que levassem uma informação de moda a um grande número de pessoas. É possível enxergar ai um processo de democratização da moda.

Contudo, como a moda reflete a sociedade, é evidente que os traços são diversos e difusos. Como contraponto ao movimento fast fashion, muitas pessoas têm repensado sua relação com itens de vestuário e buscado atemporalidade e exclusividade. Ou seja, é mais interessante investir em itens que sejam perenes do que aderir a modismos que durem uma única estação.

Temos pesquisado muito nos últimos tempos e desse conceito de moda que dura muitos anos, a partir de materiais nobres, criamos a Muth, uma marca curitibana desenhada para quem busca exclusividade e valoriza a moda como uma expressão de personalidade.

Na Muth, até mesmo o conceito de coleções por estações do ano é pensado nesse novo perfil de consumidoras. Lançamos coleções, mas nossas modelagens clássicas e nossa paleta de cores se mantêm durante todo o ano. As maiores marcas internacionais de moda seguem nessa direção e estão repensando até mesmo o conceito de
semanas de moda por estações do ano, afinal, peças de qualidade deveriam permanecer em nossos guarda-roupas por muito mais que um verão.

Para entender mais a moda:

Livro: A Moda Imita a Vida – André Carvalhal

(Foto: reprodução)

*Coluna originalmente publicada na edição #252 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário