A educação está na moda – e vice-versa
Stay pretty, be educated, dress well! Mais do que uma simples tendência, o estilo college core se tornou um fenômeno cultural que vem ganhando cada vez mais popularidade nos últimos anos. Inspirada pelos uniformes estudantis e universitários norte-americanos e europeus, a tendência encapsula um visual casual, confortável e elegante, com uma estética bem acabada, cool e romântica ao mesmo tempo.
LEIA TAMBÉM: Inverno 24: 4 tendências em sapatos para a estação
A moda é cíclica e se adapta continuamente por meio de releituras. Assim como todas as tendências, o college core tem evoluído acompanhando os últimos acontecimentos e comportamentos mundiais. Atualmente, as roupas desse estilo, que em outra época apresentavam mais detalhes, surgem em versões mais simplificadas e comerciais, facilitando assim a venda e consumo.
Combinando praticidade e versatilidade, este estilo busca transmitir uma sensação de despretensão, enquanto mantém um toque de sofisticação descontraída. A professora e designer de moda, Najla Hishmeh, explica que a principal característica que distingue o college core das outras tendências é a jovialidade nas peças. “O college traz uma estética urbana e descolada. É marcado pelo uso de minissaia plissada, coletes em tricô, jaquetas esportivas da década de 1990, camisetas gráficas e padronagens em xadrez. É cheio de personalidade pelo mix de peças na composição de um look”, pontua a designer.
Apesar de ser uma tendência mais voltada ao estilo colegial, o novo “core” é altamente adaptável e adequado para diversos ambientes. “O conforto e a variedade de produtos disponíveis nesse mercado facilita a incorporação desse estilo no dia a dia”, explica Najla. “A composição desse vestuário pode ser adequada para ocasiões variadas, desde ambientes mais informais até os mais formais”, finaliza.
As influências estão por toda parte
O visual college já está há um tempo nas tendências. Refletindo as preferências e aspirações das gerações mais jovens, a popularidade desse estilo pode ser atribuída à influência da cultura pop que destaca a vida universitária e o estilo associado a ela. Clássicos como o Clube dos Cinco, o resgate de As patricinhas de Beverly Hills e os remakes da série Gossip Girl, de 2021, e do filme Meninas Malvadas, de 2024, continuam a perpetuar e modernizar esse estilo, tornando-se referências visuais importantes para a tendência.
Marcas de renome estão incorporando elementos college em suas coleções, e influenciadores estão impulsionando sua popularidade nas redes sociais. A explosão dos vídeos Get Ready With Me (arrume-se comigo em português) para estudar, principalmente no aplicativo TikTok, contribuiu para a disseminação e popularização da tendência, fazendo-a alcançar um crescimento significativo no mundo da moda e em meio aos jovens que se interessam por esse tipo de conteúdo.
A estudante e influencer curitibana, Eduarda Schuster Aymoré, possui um nicho de vídeos GRWM para a faculdade e acredita que o college core é a escolha perfeita para quem quer transmitir uma imagem de elegância descontraída na hora de estudar. “A imagem que um estudante transmite por meio da sua forma de se vestir pode, de fato, ter um impacto significativo tanto na sua confiança quanto no seu desempenho acadêmico”, comenta a influencer.
Por ser um estilo que pede muitas peças-chave de cores básicas, tons mais neutros e fáceis de combinar entre si, ele oferece uma combinação de elegância e descontração perfeita para o dia a dia de estudo. “A maioria dos estudantes não gostam de perder tempo de manhã, e essas peças versáteis, práticas e estilosas caem bem para a rotina agitada da faculdade”, diz Duda. “Eu sempre escolho uma calça jeans ou uma calça de alfaiataria, combinada com uma camiseta branca básica. Outras vezes prefiro um conjuntinho ou uma saia”, finaliza.
É interessante observar como as tendências da moda evoluem ao longo do tempo, especialmente com o impacto da tecnologia e das mídias sociais. O college core se destaca por sua atemporalidade, baseada em peças clássicas mas versáteis. Com raízes profundas na cultura e na moda, remetendo à tradição das universidades, a evolução desse estilo estará sempre se adaptando às mudanças culturais, incorporando novos elementos, influências e preferências.
*Matéria escrita por estagiária sob a orientação da jornalista Mellanie Anversa.
*Matéria originalmente publicada na edição #289 da TOPVIEW.