Marca grega de cosméticos “do bem” chega a Curitiba
Na última semana, um almoço organizado no restaurante Nomade, do Nomaa Hotel, apresentou a Korres (pronuncia-se Ko-rês) a um grande grupo de jornalistas e influencers de Curitiba. Criada há 20 anos em Atenas e com um extenso portfólio de produtos – no Brasil, são 120! – a marca chama a atenção por adotar uma filosofia “do bem” – com o uso de ingredientes orgânicos naturais vindos da flora grega – em uma época em que não se falava em sustentabilidade ou produtos eco friendly – termos tão comuns hoje.
São linhas completas para o rosto, corpo, cabelo, cuidados para o homem, proteção solar facial, além de fragrâncias e, muito em breve, itens de maquiagem também. Todos os produtos vendidos aqui são exatamente os mesmos comercializados na Europa – com os mesmos ingredientes, inclusive.
Como explica Martin Maggio, diretor executivo da Korres América Latina, a marca só conseguiu manter os preços atrativos – o produto mais caro custa R$ 149 – porque a fabricação é local. “As matérias-primas são todas importadas, os comoddities (água e álcool) são brasileiros. A manufatura local [feita em diferentes plantas fabris] nos permite chegar a um custo final de produto bastante competitivo”, acrescenta.
O carro-chefe são os itens da linha wild rose, a primeira criada pela Korres e que até hoje é a mais vendida do mundo. No Brasil, as fragrâncias Tharros (masculina) e Pimenta Rosa (feminina) são as de maior sucesso. O diretor executivo lembra que, de fato, “os perfumes têm sido os produtos mais vendidos por aqui” e, muito em virtude disso, duas linhas de fragrâncias foram desenvolvidas especialmente para os brasileiros: a linha de parfums, inspirada na mitologia grega e a linha de splashes, que lembra os aromas das icônicas Mykonos e Santorini.
Uma história de amor
A marca foi criada por George Korres que, ainda estudante, começou a trabalhar na farmácia de homeopatia mais antiga de Atenas e ali, aprendeu a alquimia dos ingredientes e ervas naturais para criar remédios e mais tarde, produtos cosméticos.
Em 1996, ele comprou a farmácia e criou a Korres, ao lado da engenheira química Lena Korres, primeira funcionária da marca e com quem, algum tempo depois, ele veio a se casar. Juntos, eles mapearam a flora grega para encontrar os ingredientes mais puros, construíram o próprio centro de desenvolvimento sustentável e empregam hoje mais de 10 mil famílias gregas – uma história sobretudo de amor, e que em alguns aspectos lembra muito a da brasileira Natura.
Presente em Nova York, Paris, Madrid, Cingapura, Tóquio, Los Angeles, Milão, Berlim, Sydney e Hong Kong, a Korres chega a Curitiba por meio de uma parceria com a Avon. Os produtos podem ser adquiridos por revendedoras, no e-commerce da Korres (www.korresbr.com.br) e também na Sephora do Pátio Batel.