Make de Carnaval para cair bela na folia
No dicionário, uma das definições para Carnaval é: indumentária diversa da habitual. Assim, com a proposta de fugir do óbvio e trazer um pouco de brincadeira na hora de se produzir para a folia, convidamos o make-up artist Thiago Straub para fazer com exclusividade para a TOP VIEW um passo a passo de maquiagem.
Seja nos bloquinhos de rua ou no glamour de um clube, a receita é a mesma: ousar pode, porém, sempre com bom senso. Afinal, a maquiagem serve para embelezar a mulher – e não o contrário.
Preparação da pele
Para que a maquiagem aguente toda a folia, é importante preparar bem a pele. Um primer específico para durabilidade dá conta do recado. Para quem não tem um arsenal de produtos em casa e quer o mesmo efeito, Thiago ensina um truque: “Após lavar bem o rosto e tonificar a pele, percorra uma pedra de gelo por toda a face para fechar os poros. Em seguida, é só aplicar a base”.
Para o make de Carnaval, Thiago sugere uma base mais fluída, corretivo apenas se necessário, e um pó translúcido para finalizar. “Quanto mais leve essa camada, mais a maquiagem irá durar. Quando vemos alguma maquiagem escorrer, é porque houve um excesso. O pó tem a função de selar esses primeiros itens na pele”. E para finalizar a primeira etapa, ele sugere um blush bronze para dar contorno e uniformidade à pele do rosto com o resto do corpo. Para aquelas que forem passar o dia sob o sol, o profissional lembra que o protetor solar deve ser o primeiro a ser aplicado.
Área dos olhos
A ideia é dar um efeito de máscara de Carnaval. Para começar, Thiago aplica uma sombra em pó branca em toda a área dos olhos, a fim de destacar. A mesma sombra também pode ser aplicada na zona “T” da face – centro da testa, nariz e queixo – para dar um efeito iluminador.
É hora de marcar o côncavo. Para fugir do óbvio marrom, Thiago sugere optar por uma sombra cranberry (tom de vinho), a fim de dar mais cor e brincar com a produção. “Para aplicar a sombra no côncavo o cotonete pode servir de pincel, pois tem o tamanho ideal”. A mesma sombra também deve ser aplicada na base dos cílios.
Na pálpebra móvel, o maquiador optou pelo pigmento prata, conferindo um brilho futurista ao make. E para acompanhar a composição da maquiagem, foi aplicado lápis branco na marca d’água dos olhos. O acabamento foi feito com glitter em toda a área dos olhos que estava coberta com a sombra branca. “Prefira o glitter fino, e não purpurina”, detalha.
A finalização dos olhos fica por conta de uma generosa camada de máscara para cílios ou, para as mais habilidosas, vale aplicar cílios postiços para um visual fatal. “Vale ressaltar que a máscara não precisa ser à prova d’água. Aliás, esse tipo de produto pode danificar os cílios. O mercado hoje disponibiliza produtos que conferem uma camada protetora e alta fixação”, ensina Thiago.
Boca e cristal
Para dar equilíbrio à maquiagem, Thiago indica um batom vermelho mate – sem brilho. O profissional também recomenda que, nesse caso, a sobrancelha não seja marcada.
E para arrematar a produção, o make-up artist abusa da criatividade e aplica, com cola usada para cílios postiços, pedrinhas de cristal ao redor dos olhos – aquelas que podem ser compradas em armarinhos mesmo.
Fixação
Para dar ainda mais durabilidade ao make, o profissional recomenda aplicar uma bruma de spray para cabelo, porém, não diretamente no rosto. “Solte o spray e leve seu rosto até o produto”, ensina.
Tirar, sempre!
E a dica de ouro: não importa a hora que chegar em casa, é imprescindível retirar toda a maquiagem antes de dormir. “Use oléo de bebê: ajuda a remover a maquiagem com facilidade e rapidez, até mesmo os produtos à prova d’água”.
FICHA TÉCNICA
Modelo Paloma Passos – Mega Model Sul, Avenida do Batel, 1750 – conj. 306 | (41) 3387-4280, 3387-4278 | www.megamodelsul.com.br
Make Thiago Straub – Torriton Pátio Batel, (41) 3030-7676
Fotos Naideron Jr.