Saiba como cuidar dos acessórios na estação mais quente do ano
Sol, mar e piscina. O verão chega com temperaturas elevadas e, para os apaixonados por acessórios, também com uma preocupação comum: como cuidar dessas peças durante a estação? Seja um brinco banhado a ouro ou um colar de design minimalista, a exposição excessiva ao suor, ao sal do mar e até aos cremes corporais pode afetar a durabilidade e o brilho desses adereços.
A umidade é um dos principais desafios no cuidado das semijoias nessa época do ano, podendo acelerar o processo de oxidação e desgaste. Por isso, depois de um dia de praia ou um treino ao ar livre, o ideal é limpar as peças com delicadeza e garantir que estejam completamente secas antes de guardá-las. A frequência da limpeza também deve ser equilibrada. Embora seja importante remover os resíduos, o excesso de lavagens pode comprometer o acabamento das peças.
LEIA TAMBÉM: Linha de relógios de grife italiana ganha novo conceito no ano da Serpente
“A nossa recomendação é que a pessoa higienize os acessórios com sabonete neutro e uma escovinha. Também é super importante secar bem bem a peça, porque o que pode estragar é o resíduo que fica de umidade, seja do suor, um perfume ou um creme, por exemplo”, alerta Brenda Piccirillo, fundadora e curadora das peças da CUFF, marca de acessórios.
Outro ponto importante é o armazenamento. A forma como as semijoias são guardadas pode fazer toda a diferença na preservação do brilho e da integridade das peças. “Se a pessoa as guarda separadamente é ótimo, então o uso de porta-joias é muito incentivado”, recomenda. O armazenamento em saquinhos individuais de tecido macio ou estojos forrados também são alternativas eficazes para evitar riscos e o contato com agentes externos que possam comprometer o material.
Evitar o contato das peças com produtos químicos agressivos também é essencial para preservar sua beleza. Cloro, sprays de cabelo e protetores solares podem causar manchas e desgaste prematuro. A especialista recomenda que a aplicação de perfumes e cosméticos seja feita antes de colocar os acessórios, e o ideal é aguardar que o produto seque completamente no corpo, garantindo que não fiquem contaminados por substâncias prejudiciais.
Diferentemente de outros materiais, os acessórios banhados a ouro ou prata exigem cuidados distintos. Por isso, o uso de flanelas específicas para polimento é desaconselhado, pois elas podem desgastar a camada de banho e comprometer a durabilidade das peças. Conforme aconselhado, para as semijoias é fundamental optar por métodos mais suaves de limpeza e armazenamento, garantindo que o acabamento e o brilho se mantenham por mais tempo.