Preciosidade no olhar
Paixão à primeira vista. É assim que Cecilia Ghilardi descreve seu contato com o mundo das joias. Dona de sua própria label desde 2019, a empresária criativa busca agregar elementos e técnicas contemporâneas com uma interpretação avant-garde. Assim, suas joias autorais — que são seu grande orgulho – refletem o DNA, a personalidade e a história de cada cliente. Para entender o olhar sobre suas criações, conversei com a própria designer e empreendedora. Veja na íntegra a entrevista!
Cecilia, me conta um pouco da sua história. Como você começou nessa carreira e descobriu o mundo da joalheria?
Sou farmacêutica industrial por formação e trabalhei na área por 20 anos. Quando tive meu filho, aos 38 anos, vendemos nossa empresa familiar. Fiquei uns dois anos em casa e não sabia exatamente o que fazer com meu tempo, queria algo diferente da minha rotina antiga. Então, em 2018, eu comecei com uma amiga um curso de ourives – eu não tinha nenhuma experiência na área – e me apaixonei pelo mundo da joalheria. No fim do mesmo ano, apareceu a oportunidade de comprar pedras naturais e decidi arriscar. Foi aí que comecei a criar e produzir em cima das pedras e não parei mais, fazendo cursos e me aperfeiçoando gradualmente nessa arte. Mesmo fazendo uma mudança de carreira após ser mãe, acredito que nunca é tarde para nós, mulheres, realizarmos nossos sonhos.
O que é uma joia para você?
Joia, para mim, é um objeto de valor que pode ser a materialização de um momento e/ou sentimento. Mas também acredito que as joias são uma expressão de arte e uma manifestação da personalidade da pessoa que as está usando. Quem adquire uma joia de design é porque se identifica com aquela arte.
Como é seu processo de criação? Sua inspiração vem de onde?
A minha maior fonte de inspiração é a natureza. O Brasil é muito rico e diverso. Procuro recriar nas joias os elementos naturais, como flores, folhas, animais… e inovar, usando gemas preciosas com materiais menos explorados. Acredito que esse mix confere originalidade ao meu processo de criação. Não fico limitada ao que o mercado tradicional oferece.
Quais são os planos para o futuro da sua marca?
Pretendo expandir minha marca para outros locais, dentro e fora do Brasil. Tenho, inclusive, diversos eventos marcados, incluindo a Semana de Joalheria de Milão.
*Matéria originalmente publicada na edição #261 da revista TOPVIEW.