Crown of Thorns: Tiffany & Co recria coroa de espinhos a pedido do rapper Kendrick Lamar
A coroa de espinhos é um dos objetos religiosos mais famosos do mundo. Diferentes marcas a recriaram, artistas a representaram e manifestantes a usaram em diversas simbologias. Mas ainda há espaço para que ela seja usada. A pedido do rapper Kendrick Lamar, a Tiffany & Co criou a Crown of Thorns e contamos mais sobre este trabalho.
Crown of Thorns para Kendrick Lamar
O rapper Kendrick Lamar e o produtor musical Dave Free buscavam um objeto que pudesse representar proeza artística, humildade e perseverança. Ao definir a coroa de espinhos como o representante ideal, dividiram a ideia com a Tiffany & Co que desenvolveu a joia.
Os materiais pedidos pelos artistas foram titânio e diamantes pavé. A Tiffany & Co executou a peça com micro-pavés de paralelepípedos com diamantes de vários tamanhos, todos cravejados à mão pelos designers da marca. Um processo totalmente artesanal e que garante o status de alta joalheira para a Tiffany & Co.
O objeto levou mais de dez meses e 1,3 mil horas de trabalho para ser desenvolvido. Quatro artesãos da marca foram responsáveis pela montagem da peça, que conta com 8 mil diamantes e 137 quilates. A Crown of Thorns da Tiffany & Co tem 50 espinhos, inspirados na defesa natural das rosas.
Inspiração
Os artistas Lamar e Free tinham dois conceitos em mente: a coroa de espinhos cristã e o broche “Thorns”, do antigo designer da Tiffany & Co, Jean Schlumberger. O objeto foi desenhado por Schlumberger em 1947, antes de sua entrada para a marca.
O broche conta com espinhos em ouro amarelo 18 quilates em volta de uma peça de safira de 47 quilates. Hoje, “Thorns”, de Jean Schlumberger, está na exposição Vision & Virtuosity, da Maison em Londres.