FASHION

Jeans: toda fashionista tem!

Uma peça versátil e superatual que só passou a fazer parte dos guarda-roupas femininos na década de 1960

Se há uma peça de roupa que pode ser considerada nossa melhor amiga, com certeza estamos falando da calça jeans: versátil, única, das passarelas da alta-costura ao look do dia a dia. A peça de origem francesa foi patenteada em 1837 por Levi Strauss e Jacob Davis e era utilizada como roupa de trabalho pelos mineradores da época. Somente após muitos anos e muitas transformações, o jeans veio parar no guarda roupa feminino – para nunca mais sair.

Mais do que uma simples peça de roupa, ele carrega consigo histórias e momentos-chave, como a Revolução Industrial, as duas grandes Guerras Mundiais e os movimentos sociais, sempre se modernizando e atendendo às necessidades de cada período. E, claro, muitos estilistas foram responsáveis por moldar as calças que conhecemos hoje. Coco Chanel, inclusive, foi a responsável por dar vida às modelagens mais confortáveis e soltas ao corpo, influenciando fortemente o estilo das mulheres da época.

(Foto: Ligia Lagos)

O jeans passou a integrar o guarda-roupa feminino na década de 1960, vestindo ícones como Marilyn Monroe e Audrey Hepburn. Desde então, ele foi repensado e repaginado várias vezes, com vários tipos de modelagem e lavagem. As formas de combiná-lo são inúmeras, afirmando o verdadeiro statement da peça.

Hoje, o jeans pode estar presente em várias ocasiões – inclusive em compromissos mais sofisticados –, já que a moda nos permite criar looks variados. O que vestimos pode e deve transmitir quem somos. Portanto, recomendo que você use seu jeans com tênis ou scarpin. Nas fotos, mostro o quanto gosto dessa peça. Meu agradecimento especial nesta coluna fica para a Marcelle Poiani, a Ligia Lagos e toda a minha equipe de embaixada.

(Foto: Ligia Lagos)

*Coluna originalmente publicada na edição #246 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário