FASHION

Identidade de moda pós pandemia: confira as tendências para looks confortáveis e elegantes

Considerada referência na moda, a estilista e empresária ítalo-brasileira, Anne Garcia, destaca o que será tendência para os próximos meses

Desde o início da pandemia de Covid-19, milhares de pessoas mudaram suas rotinas profissionais a fim de evitar a circulação do novo Coronavírus. Com isso, quem tinha a possibilidade de realizar suas tarefas em casa passou a contar com a rotina de trabalho remoto. Segundo a pesquisa FIA Employee Experience (FEEx), 90% das empresas aderiram a alguma modalidade home-office no último ano.

Com todas as mudanças impostas, as pessoas começaram a guardar suas roupas mais formais e passaram a optar por combinações mais confortáveis, muitas vezes compostas até por pijamas. Desta forma, o visual conforto tornou-se primordial durante o home office e, até mesmo, quando as reuniões por videoconferência são realizadas, os tecidos leves e confortáveis continuam em cena.

Com a vacinação e o retorno gradativo do setor econômico, as pessoas já começam a pensar nos looks que poderão ser utilizados no trabalho, sem perder o conforto do home office, mas mantendo a elegância do dia a dia. Por isso, a estilista e empresária ítalo-brasileira, Anne Garcia, dá dicas sobre as peças que poderão ser exploradas nos próximos meses e que estão em alta.

Para a especialista, a pandemia impactou positivamente a maneira das pessoas se vestirem, pois há mais conscientização na hora de comprar uma roupa, calçado ou, até mesmo, um acessório. “Sabemos que o consumo excessivo prejudica muito o meio ambiente, então a procura por peças mais versáteis está aumentando significativamente, pois elas podem ser combinadas em qualquer composição”, afirma Anne Garcia.

De acordo com o levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), seis em cada 10 consumidores compraram algum item de segunda mão nos últimos dois anos. Além disso, segundo o estudo do Boston Consulting Group (BCG), realizado com 12 mil consumidores em 10 países, incluindo o Brasil, as vendas de produtos de luxo de segunda mão vêm crescendo, em média, 12% ao ano em nível global, contra 3% dos produtos novos. Anne Garcia observa esse aumento nas buscas por brechós com muito otimismo: “Os brechós estão em alta e eu acho isso incrível, afinal, podemos adquirir roupas de boa qualidade, economizamos e evitamos um descarte excessivo de peças”, complementa.

A tendência de moda pós pandemia contará com peças mais básicas e versáteis, além de lavagens de jeans mais discretas e tons neutros nas roupas. Para Anne, será um mix de elegância e conforto nos escritórios, mas a estilista destaca que não abre mão do blazer: “Para mim, blazer e elegância são sinônimos. Seja qual for a roupa, o blazer sempre dará um toque a mais”.

Para as fãs do jeans, a estilista aconselha a optarem por cortes mais retos e lavagens discretas, pois são peças atemporais e poderão ser utilizadas por muitos anos sem perder o estilo. Shorts e calças de alfaiataria também fazem a diferença e podem ser usados em qualquer ocasião. “Para uma composição ainda mais elegante, aposte nos acessórios e escolha um lindo lenço, pois eles seguem em alta. Arrase na bolsa e não tenha medo de ousar!”, comenta Anne.

Para os pés, o conforto também será tendência, principalmente no trabalho. “Muitas companhias aéreas, por exemplo, estão deixando suas funcionárias trocarem os saltos por tênis, isso é uma grande conquista, pois elas seguem lindas e contam com mais conforto em suas rotinas”, pontua a estilista. Anne Garcia também destaca que o tênis All Star segue sendo tendência no mundo da moda, além de ser atemporal e muito versátil. “Aposte também no sapato mule, pois é super fashion. Ah, não se esqueça do coturno, inclusive indico o coturno branco porque é uma forte tendência”, complementa.

Para Anne Garcia, o mais importante é não ter medo de ousar e optar por peças que não serão descartadas facilmente. “Procure o que te faça sentir bem. Escolha um look que você se sinta confortável e confiante, pois isso é essencial para você se sentir empoderada e arrasar por onde passar”, finaliza a estilista.

Deixe um comentário