FASHION

Em nova coleção, Francesca Romana homenageia Curitiba

Os brincos, braceletes e chaveiro da coleção Piso Curitiba fazem referência ao calçadão do Paço da Liberdade e custam a partir de R$ 120

Os mosaicos em preto e branco que adornam o calçadão em frente ao Paço da Liberdade serviram de inspiração para a nova linha de joias e acessórios da designer italiana Francesca Romana Diana.

Na última quinta-feira (5) ela esteve na cidade para o lançamento da coleção que carrega o nome Piso Curitiba e, respeitando um desejo da designer, estará disponível apenas por aqui.

Horas antes do evento, realizado no Museu Oscar Niemeyer, Francesca recebeu com exclusividade a TOP VIEW e o resultado desse bate-papo você confere na entrevista abaixo.

Francesca Romana Diana: “a beleza tem que ser visível para qualquer pessoa, mesmo para quem não sabe o que estamos retratando”.

TOP VIEW: As suas peças costumam ser reconhecidas pelas cores vivas, extravagância e alegria. As da coleção Piso Curitiba também são assim?

Francesca Romana Diana: Sim. Elas realmente são sempre coloridas e extravagantes, mas não apenas em cor, como em formas também. E este é o caso da Piso Curitiba. São joias grandes, para pessoas seguras que não querem passar despercebidas.

TV: Quais materiais você usou?

FRD: Estou usando drusas e muitos formatos geométricos. Todas as peças são em preto e branco, como o calçadão do Paço. Gosto dessa combinação porque cai bem em todos os hemisférios, todo mundo tem no armário, fica bem misturada a outras cores também… Mas se a cliente quiser as peças coloridas eu também faço. Estou num momento de azuis e turquesas, que combina muito bem com alto-verão. Rosa com laranja ou bege com marrom são outras sugestões.

TV: Quanto tempo durou, em média, o processo de criação dessa nova linha?

FRD: Do momento que a gente imagina até ver as peças, em média, seis meses. Que é o tempo que geralmente eu levo em todas as minhas coleções.

TV: E de onde surgiu a vontade de trabalhar em cima do piso do Paço?

FRD: Durante um ano eu tentei fazer algo em cima do Museu do Olho, mas não consegui, não ficava legal. Quando eu fiz os primeiros desenhos da coleção Brasília [inspirada em obras do arquiteto Oscar Niemeyer], um deles tinha o Olho, mas não consegui executar bem sem que ficasse uma coisa caricata. Com muita pena, esse desenho saiu da coleção. E eu sempre gostei de mosaico português. Gosto de trabalhar com a pavimentação das cidades brasileiras. Há algum tempo atrás eu fiz algo parecido sobre Ipanema e Copacabana, no Rio de Janeiro. Ao invés de fazer algo genérico, decidi focar em algo específico sobre Curitiba, que só tem aqui. Então comecei a pesquisar várias características da cidade que pudessem ser aplicadas com elegância em uma joia. Porque não dá pra fazer algo simplesmente que lembre o monumento, tem que ser algo que sozinho se sustente. A beleza tem que ser visível para qualquer pessoa, mesmo para quem não sabe o que estamos retratando. E em qualquer lugar, em qualquer tempo. Aí eu descobri essa praça [Generoso Marques] que é muito bonita. 

As peças estão disponíveis apenas na loja de Curitiba, no Shopping Crystal.

TV: Então essa coleção pode ser vista também como uma forma de homenagear a cidade? Qual sua relação com Curitiba?

FRD: Totalmente! Toda vez que eu venho para cá fico pouco, mas é sempre surpreendente. Desta vez estou hospedada no Nomaa Hotel e, nossa, é de um requinte e uma sofisticação que nem o Fasano do Rio de Janeiro tem. Mas o que mais gosto são as pessoas daqui. Elas prestigiam mesmo, ao contrário do Rio que é mais aquela coisa do “aparece lá em casa”. As mulheres daqui me lembram as romanas – clássicas, elegantes e sofisticadas.

TV: Para finalizar, no que você está trabalhando atualmente? Podemos adiantar algo da próxima coleção?

FRD: Estou pensando em muitas pedras brancas e um cristal com um brilho mais forte, com uma lapidação semelhante à drusa. Será uma coleção forte com muito da minha essência. Chega depois do carnaval, vamos esperar.

SERVIÇO

Francesca Romana Diana: Shopping Crystal, Piso L2, (41) 3095-0881.

Deixe um comentário