FASHION

Ferrari revela primeira coleção de moda

A marca de luxo entrou no campo da moda com coleção fluída para a geração mais jovem

“Os carros não têm gênero, e estas roupas também não”, explicou Rocco Iannone, o veterano de Giorgio Armani e Dolce & Gabbana, a quem a Ferrari contratou como diretor de moda criativa. Apesar da marca representar por excelência o luxo masculino na Itália, no último fim de semana, na apresentação da sua primeira coleção de moda realizada no último andar da de automóveis em Maranello, as mulheres dominaram a passarela da Ferrari

Partindo da percepção global da marca e do posicionamento de luxo, o objetivo do diretor criativo foi diversificar e oferecer aos fãs e aos novos grupos de clientes – mulheres e a geração mais jovem – uma coleção que seria instantânea reconhecível, com a estética Ferrari e um toque futurista

“Sejamos realistas, se você entrar em uma loja da Ferrari, não é porque precisa de outra capa de chuva. Você está procurando por algo especial ”, disse Iannone antes do show na noite de domingo (13), no final de um fim de semana de experiência com a Ferrari.

No cenário de desfile, enquanto os modelos percorriam a pista, a linha de montagem da Ferrari chamava atenção ao fundo. A trilha sonora concebida por Frédéric Sanchez e efeitos especiais de luz contribuíram para transmitir a ideia de velocidade. De acordo com o diretor criativo, a proposta é a de que 80% da coleção seja fluída, já os designs podem ser usados ​​por ambos os sexos e diferentes formas corporais, ao longo do tempo. 

Iannone explicou, ainda, que os designers de carros da Ferrari são inspirados no corpo humano. Mas, no desfile, ele decidiu inverter a lógica e usou os elementos dos veículos na anatomia, proporções, geometrias e volumes das roupas. Nos agasalhos, o diretor apostou em peças marcantes a arrojadas, inclusive, com uma parka vermelha feita com garrafas plásticas recicladas. Os tecidos eram todos de alta performance, resistentes à água e ao vento, mas tinham uma textura macia.

O designer também brincou com elementos reflexivos, sempre atento às cores, desde o vermelho característico da Ferrari até o giallo – ou amarelo – o azul profundo e o verde também típicos das ruas. Ao mesmo tempo, blusas e bermudas vieram com patchworks impressos de imagens de arquivos da Ferrari e capas de revistas dos anos 40 aos 60, ao observar que “Ferrari é pop” e tem “um patrimônio visual incrível ”.

Iannone também revelou na passarela novos tênis exclusivos que ele desenhou como parte da licença da marca com a Puma, assim como novos modelos de óculos Ray-Ban.

“A Ferrari quer defender a excelência italiana e o melhor da criatividade do nosso país”, disse o presidente da Ferrari, John Elkann. 

“O desfile de hoje em nossa fábrica e as inaugurações da loja Ferrari e do restaurante ‘Cavallino’ em Maranello são sinais de uma Itália forte e otimista, pronta para crescer e se renovar”, afirmou.

Confira o desfile:

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