FENDI lança Peekaboo Soft em edição limitada
Após o projeto apresentado em dezembro na Design Miami/2024, em colaboração com o designer britânico Lewis Kemmenoe, a FENDI estabelece um diálogo com a FENDI Casa durante a Milano Design Week.
A bolsa Peekaboo Soft Medium, reinterpretada por Lewis Kemmenoe, estará disponível para venda na boutique FENDI da Via Montenapoleone 3, em edição limitada de apenas cinco peças, e exibida na loja FENDI Casa junto com a coleção ænigma.
A Peekaboo Soft Medium é confeccionada com couros FENDI, cortados em formato de molde de jaqueta pelos artesãos da marca, depois unidos e costurados em patchwork para emular um motivo-chave do trabalho do designer. Os metais da peça também carregam significados adicionais: um tipo de madeira utilizado ao longo da coleção ænigma forma a barra interna da bolsa, enquanto parafusos em prata e latão refletem os dois metais predominantes nos móveis da coleção. Ao abrir a Peekaboo Soft, uma textura oculta de madeira é revelada.
LEIA TAMBÉM: FENDI lança nova campanha estrelas do k-pop
Lewis Kemmenoe também será responsável pelo conceito e curadoria das 12 vitrines da boutique FENDI Casa na Piazza della Scala, apresentando a coleção ænigma — fruto da colaboração entre FENDI e Design Miami/2024 — por aproximadamente um mês. A coleção inclui: duas cadeiras, um armário, dois paineis de parede, dois abajures, uma mesa de centro, três objetos decorativos e a própria Peekaboo Soft.
O nome ænigma deriva da palavra latina que significa “enigma” ou “quebra-cabeça”, mas também tem associação direta com o termo em inglês “enigma”, algo difícil de entender ou explicar. A forma das peças da coleção convida à análise de seu processo de produção: encaixes tipo caixa são usados tanto como técnica de construção quanto como forma orgânica de integrar o monograma FF da FENDI; um molde de jaqueta do ateliê de moda da casa é reinterpretado como patchwork de madeira, elemento central no trabalho de Lewis; e a casca dos pinheiros de Roma é fundida em bronze e alumínio.
Essa dualidade de materialidades é evidente em toda a coleção e até mesmo dentro de peças individuais, onde elementos orgânicos, como madeira ou pedra, contrastam com materiais processados, como o metal. Um par de cadeiras FENDI, por exemplo, aparece em duas materialidades distintas: uma predominantemente em bronze, e outra em alumínio. A FENDI, mais uma vez, reafirma seu apoio à criatividade e ao design em edições limitadas, compartilhando com o universo do design valores essenciais como criatividade sem limites, excelência, qualidade e paixão pelo feito à mão.