FASHION

FASHION REVOLUTION WEEK: a semana mais importante do ano para a moda sustentável

Confira a programação completa que acontece entre os dias 20 e 26 de abril

O mês de abril chega, mais um ano, trazendo os questionamentos mais importantes do mundo da moda: quem fez minhas roupas? Isso porque, há 7 anos, o movimento global Fashion Revolution nasceu para mobilizar consumidores e labels sobre a importância da transparência, da ética e do trabalho justo para todos os trabalhadores da cadeia de produção e o meio ambiente.

O dia 24 de abril de 2013, em Bangladesh,  marca um dos episódios mais marcantes e horrorizantes da indústria da moda. O edifício Rana Plaza, que abrigava 5 ateliês de confecção e cerca de 3 mil funcionários, desabou, matando 1.133 pessoas e deixando 2.500 feridos. Os funcionários, que já haviam alertado sobre as fissuras na estrutura do prédio, trabalhavam em condições de trabalho escravo contemporâneo.

Isso porque a efemeridade da indústria de vestuários os obriga ao trabalho forçado, jornadas exaustivas, condições degradantes e, muitas vezes, à servidão por dívidas, para suprir a necessidade do lucro das empresas e dos desejos compulsivos dos consumidores. Estamos falando da produção em larga escala a preços muito baixos. 

Por isso, todos os anos, desde o desabamento, a Fashion Revolution Week acontece para lembrar o episódio e conscientizar a população por meio de palestras, rodas de conversa, workshops e oficinas ao redor do mundo. Neste momento, a força do movimento é ainda mais forte. A crise da Covid-19 está prejudicando milhões de trabalhadores, inclusive, em Bangladesh, já foi calculado em quase 3 bilhões de dólares o cancelamento de pedidos, de acordo com a Forbes.

Assim, seguindo as medidas contra disseminação do coronavírus, o Fashion Revolution não realizará nenhuma atividade presencial, mas uma programação super especial acontece a partir de hoje na internet, abordando os quatro temas da campanha deste ano: consumo, composição, condições de trabalho e ações coletivas.

Durante a Semana Fashion Revolution, que acontece entre os dias 20 e 26 de abril, o movimento convida a todos a questionar #QuemFezMinhasRoupas, e demandar que as marcas de moda protejam e deem suporte para os trabalhadores de sua cadeia de produção. A programação, que acontece simultaneamente em mais de 100 países, irá promover o debate sobre como podemos revolucionar a história da moda rumo à um setor mais transparente, ético e limpo.

Em Curitiba

A programação na capital paranaense traz profissionais da moda, professores universitários e profissionais
da área criativa em minicursos, lives, entrevistas e bate papos abertos ao público e de acesso gratuito. A Mescla fashionlab, uma escola de vivências e cursos de moda local, preparou 3 eventos online nesta semana. Olha só:

Na segunda-feira, dia 20/04 às 10h, a criadora da Mescla, Nicolle Gora, recebeu três super profissionais, o trendsetter e nosso super embaixador Adriano Tadeu Barbosa, a consultora de imagem  Márcia Caldas e Soon Hee, sócia proprietária do O Locavorista em Curitiba para falar sobre a valorização do consumo local, moda autoral, slow fashion, novos modelos de negócios e tendências de mercado pós-Covid-19.

Adriano Tadeu busca movimentos do mercado de luxo para diferenciar pessoas no marketing pessoal, e completando o que foi passado no Webinar, escreveu em seu perfil do Linkedin sobre o Locavorismo, encontrando a Brasilidade que o movimento representa nas obras de Tarsila do Amaral na década de 20 frente ao movimento que seu marido, Oswald de Andrade, colocou no ar: o Antropófago. 

Na terça-feira, dia 21/04 às 10h, Nicolle Gora, recebe as consultoras de imagem Guid Meinelecki, Fernanda Paludo e a designer de joias Bruna Bomfim para falar sobre como consumir mais consciente usando o que você já tem no guarda-roupa, além de dicas de styling com acessórios para arrasar nos looks por aí. 

Na quarta-feira, 22/04 às 10h, é a vez da estilista e especialista em materiais têxteis Fabiana Pescara conversar com Nicolle e a proprietária da marca Revival, Marina Alcazar Abdala, sobre novos tecidos, seus benefícios e uso prático na moda.

As inscrições podem ser feitas pelo link no perfil da Mescla no Instagram ou no link.


Confira a programação completa da Fashion Revolution Week

Segunda-feira, 20/04
10h – Início das atividades da Semana Fashion Revolution em Curitiba com o Webinar “A valorização da economia local frente à pandemia”
Com: Adriano Tadeu Barbosa(@adrianotadeubarbosa), Márcia Caldas (@mcvm60_) e SoonHe (@olocavorista)

19h – Abertura e Futuro do Consumo
Com: Helio Mattar, presidente do Instituto Akatu e Fernanda Simon, diretora executiva do Fashion Revolution Brasil

Terça-feira, 21/04
15h – Live: Residência em residência // criação e vivência em condições extremas
Com: Alexandre Linhares e Thifany F. da @halartetextil
OBS: Para o segundo encontro promovido por esta atividade no dia 25/04, é necessário realizar uma inscrição pelo e-mail halartetextil@gmail.com (vagas limitadas para 20 pessoas).

19h – Educar para Revolucionar
Com: Yamê Reis, coordenadora IED Rio e Eloisa Artuso, diretora educacional Fashion Revolution Brasil

Quarta-feira, 22/04
16h – Práticas Sustentáveis na conservação das suas peças de roupa
Com: Birgit Keller Marsili proprietária da lavanderia Lavoutique e Presidente da BPW Curitiba, e Aline Andreazza Bussi – representante do movimento Fashion Revolution em Curitiba

19h – Plástico, oceanos e a moda: Qual a relação?
Com: Paulina Chamorro, jornalista ambiental e Gabriela Machado, do Roupartilhei

Quinta-feira, 23/04
19h – Qual é a situação dos trabalhadores do Brasil durante a pandemia?
Com: Carla Aguilar, do CAMI – Centro de Apoio e Pastoral do Migrante e Iara Vidal, representante Fashion Revolution Brasília

Sexta-feira, 24/04
11h – Ideias para adiar o fim do mundo
Com: Ailton Krenak – líder indígena, ambientalista e escritor e Iara Vidal, representante Fashion Revolution Brasília

17h – Exibição do curta metragem Slowing Down
Curta metragem de: Isabela Alves dos Santos. Com Heloisa Strobel Jorge da marca curitibana Reptilia, Maria Fernanda Teixeira e Nicoly França, do canal Desavesso, a figurinista Ana Cardoso, Aline Andreazza,representante do Fashion Revolution em Curitiba, membros do coletivo Brechó das Preta e do brechó Fermin Cacarecos.

19h – Talk: 7 anos após Rana Plaza – moda, escravidão
Com: Leonardo Sakamoto – Repórter Brasil e Eloisa Artuso, diretora educacional Fashion Revolution Brasil
 
Sábado, 25/04
16h – Talk: Onde estão @s negr@s na moda?
Com: Ana Paula Medeiros (@anapaulamedeiroscwb), Cynthia Mariah (@cynthiamariah ), Beatrice R e Bia Rossoti (@biarossoti)

19h – Ação Coletiva: como a sociedade civil pode se organizar por um bem
comum
Com: Maristella Lanuzzi , da ONU Mulheres e Marina de Luca, do Moda Limpa
 
Domingo, 26/04
17h – Live: Moda e Economia em rede
Com: Gabriela Garcez Duarte, da @albumlab, Bernadete Brandão, designer fundadora do Design Ao Vivo e Ariane Santos, fundadora da Badu Design.

19h –A moda que queremos
Com: Lilyan Berlim, professora e escritora e Fernanda Simon, diretora executiva do Fashion Revolution Brasil

Mais informações no site.

Deixe um comentário